Transformação digital lidera tendências do marketing e tecnologia para 2023

As tecnologias estão em constante evolução. Oferecer experiências cada vez mais personalizadas para o público não é mais um diferencial, mas uma forma de sobrevivência no mercado. Como a sua empresa está se preparando para esse novo cenário? Olhar para as tendências é o primeiro passo para a inovação. Por mais que o futuro do […]

Por Brivia
Publicado em 23/01/2023

As tecnologias estão em constante evolução. Oferecer experiências cada vez mais personalizadas para o público não é mais um diferencial, mas uma forma de sobrevivência no mercado. Como a sua empresa está se preparando para esse novo cenário? Olhar para as tendências é o primeiro passo para a inovação.

Por mais que o futuro do mercado ainda seja incerto, a Transformação Digital do marketing pode sugerir caminhos para continuar evoluindo em 2023. Sendo assim, quanto maior o investimento em tecnologia, capacitação de profissionais, a implementação da cultura data-driven e de metodologias ágeis, mais oportunidades devem surgir.

Tudo certo, mas a pergunta que não quer calar é: afinal, quais são essas mudanças e como elas podem ser aplicar ao negócio? Você confere a resposta ao longo deste artigo.

Quais as principais tendências do marketing para 2023?

Metaverso, NFT, Web3, ChatGPT e Inteligência Artificial estão entre elas. Mesmo que os conceitos ainda não sejam muito claros, eles já fazem parte das discussões dentro das empresas. Inclusive, elas devem ser ainda mais presentes no marketing e na comunicação a partir de 2023.

No entanto, mesmo com a evolução dessas novas tecnologias e todas as suas possibilidades, é importante se preparar para enfrentar os desafios que podem surgir no futuro. Pesquisar e estar atento às mudanças são as melhores formas de garantir que a sua empresa estará pronta para eles.

Quais desafios teremos que enfrentar em 2023?

Cenário de crise mundial

A tensão entre Estados Unidos e China, a instabilidade no Irã e a guerra na Ucrânia são pontos que contribuem para um cenário de crise. 

Nesses momentos instáveis, as marcas devem colocar a criatividade e a transformação digital em campo para garantir que elas se destaquem entre os concorrentes. É claro, sem esquecer de se conectar com os seus atuais e potenciais clientes.

Outro ponto importante é o propósito. Ele será uma das principais tendências nos próximos anos, assim como a maneira como as marcas se relacionam com os seus clientes. Nesse sentido, posicionamento de marca e experiência precisam andar lado a lado.

Em outras palavras, quanto mais humanizada for a abordagem da sua empresa, mais chances de gerar um bom negócio. Essa inteligência só é possível a partir do uso estratégico dos dados combinado à análise de profissionais capacitados.

Adaptação às novas tecnologias e práticas de mercado

Em 2022, fomos apresentados ao Metaverso, blockchain, NFTs, Web3, ChatGPT e outras tecnologias. Nos próximos anos, veremos elas serem colocadas em prática. O objetivo é melhorar a experiência do cliente por meio da conexão entre criatividade, dados e segurança.

Adaptar-se a esse novo cenário é um dos desafios que as empresas terão daqui para frente. Por isso, a tecnologia deve estar cada vez mais presente no dia a dia de diversas áreas de uma empresa. Com isso, as equipes conseguem garantir que as tomadas de decisão sejam mais inteligentes e estratégicas. Tudo com o apoio do monitoramento.

Como destacar sua marca em um cenário de mudanças em tecnologia?

Humanizar a comunicação e oferecer experiências cada vez mais personalizadas são tendências que ganham destaque na área de marketing. Portanto, o cliente do futuro será cada vez mais protagonista da sua experiência com as marcas.

Em outras palavras, as iniciativas digitais precisam ter mais espaço dentro do orçamento de marketing das grandes empresas. Dessa forma, é possível garantir maior assertividade e personalização durante a jornada de compra.

Foco no cliente, processos com base em dados, Inteligência Artificial e uso de novas tecnologias movem o marketing para o futuro. Criar experiências híbridas usando tokens não fungíveis ou metaverso é uma forma de conectar o mundo real e o digital. Com isso, as marcas levam a sua proposta de valor ainda mais longe.

Então, por meio desses imperativos os CMOs também são pressionados por performance. Eles têm que se preparar desde já para os riscos e oportunidades do setor a partir de 2023. O desafio não é simples, mas pode trazer bons resultados no futuro.

Portanto, profissionais de marketing, se vocês querem descobrir mais sobre o papel da transformação digital nos próximos anos, não deixe de conferir nossa matéria em parceria com o portal Metrópoles.