Como aplicar Growth Hacking diante das novas tendências e desafios pelo mundo?

Uma das estratégias mais consolidadas para estabelecer um crescimento exponencial e constante dentro das empresas, o Growth Hacking encontrou grandes desafios nos últimos anos. Além das consequências provocadas pela pandemia e pela Guerra da Ucrânia, o mundo segue enfrentando um cenário de incertezas econômicas.

Por Brivia
Publicado em 03/05/2024

Como o Growth Hacking pode ajudar as empresas a se adaptarem em diferentes cenários?

O conceito de Growth Hacking foi criado em 2010 no Vale do Silício, por Sean Ellis, e desde então vem ganhando grande espaço e destaque entre as empresas ao redor do mundo. Depois de 12 anos, a metodologia ainda segue em evidência, assim como seus princípios de monitoramento, hipóteses, testes e crescimento, que levaram empresas a atingirem resultados expressivos em pouco tempo.

Diante de um cenário de incertezas econômicas, os princípios do Growth Hacking oferece um apoio importante para as empresas, confrontadas por desafios como as consequências de uma pandemia, guerra e a inflação que não para de subir, dificultando o crescimento nos últimos anos. Nesse contexto, saber como adaptar as estratégias pode ser um diferencial importante para o negócio.

Neste artigo, vamos mostrar como usar os princípios de Growth Hacking para usar a resiliência e alterar sua estratégia de crescimento para superar os desafios atuais. Confira!

É melhor investir tempo em reter e engajar clientes

O caminho encontrado pelos negócios em diferentes mercados foi adotar algumas estratégias de adaptação que possibilitaram que eles continuassem evoluindo no mercado. Diante de um cenário econômico mais conservador, as equipes de Growth foram obrigadas a adotar algumas medidas específicas para continuar sobrevivendo em segmentos extremamente competitivos.

Segundo a pesquisa “The State of Growth 2023”, realizada pelo Growth Hackers, duas estratégias principais foram adotadas pelos especialistas no setor. Entre os respondentes, 44% disseram que reduziram os custos de aquisição de novos clientes, enquanto 29% afirmaram maximizar a receita dos clientes já existentes no pipeline. 

Em terceiro lugar, a alternativa “priorizar esforços para reter clientes já existentes” foi citada por 18% dos respondentes. Nesse cenário, é melhor não perder do que arriscar ganhar. Essa visão conservadora foi fundamental para entender onde investir, e a inteligência de dados impulsionada pelo Growth Hacking foi fundamental para atingir esse resultado. 

A resiliência está em superar os cortes nos orçamentos

Diante de um cenário de incertezas econômicas, há sempre um impacto negativo nos orçamentos das empresas, e isso acaba impactando a área de Growth Hacking, assim como as áreas de inovação, expansão e outras oportunidades de crescimento ao longo dos anos. No entanto, a realidade foi melhor do que muitos poderiam imaginar.

O estudo mostrou que mesmo diante desse período, 61% das empresas que responderam as pesquisas disseram que conseguiram reter ou aumentar seus orçamentos para continuar crescendo. A verba dedicada para iniciativas de Growth são 32,5% maiores se comparadas aos anos anteriores. 

Em outras palavras, a mentalidade de Growth Hacking mostra como a empresa deve se organizar para continuar crescendo, mesmo em épocas mais difíceis. Lembrando sempre que todos os processos de uma metodologia como essa em uma empresa conta com uma análise minuciosa dos dados e as decisões são tomadas a partir de uma inteligência sobre eles. 

O foco continua sendo a experimentação

Com o tempo, o Funil de Vendas deixou de ser a grande tendência e nos mostrou como a jornada do cliente é menos linear e mais fluida do que imaginávamos. Ou seja, eles podem entrar, sair e voltar quando quiser e em diversos momentos. Por isso, o uso dos dados é fundamental para que as empresas ofereçam experiências cada vez melhores ao longo dessa jornada. 

Então, o Growth Hacking surgiu como uma alternativa interessante para que as equipes pudessem continuar a dedicar seus esforços de diferentes formas e de acordo com cada etapa dessa jornada do cliente. Essa mudança de prioridade refletiu no que é mais importante para as empresas. Ao longo do ano, a ênfase da receita e na retenção ganhou mais importância do que no ano anterior.

Mesmo assim, as empresas apostam nos testes e experimentos para otimizar a jornada do cliente. O levantamento mostrou que 94% dos entrevistados estão fazendo experimentos regularmente. No total, 87,22% disseram que fazem mais de 20 experimentos por mês, enquanto apenas 45,37% fazem de 1 a 5 experimentos.

Testar, implementar, monitorar e corrigir. Em um cenário onde não sabemos o futuro, essa ordem cronológica, às vezes não linear, do Growth Hacking é a melhor forma de continuar crescendo. 

Acredite, pois a prática e a insistência nos levarão à perfeição!

O estudo mostrou que a taxa de sucesso é maior quando as empresas fazem mais experimentos ao longo do mês. Ou seja, quando as equipes de Growth Hacking realizam maior número de tentativas e aceitam melhor o erro, maior é a possibilidade de alcançar o sucesso. Segundo os dados, as taxas de sucesso acima de 50% são mais frequentes nas empresas que mais testam alternativas. 

Diante de um cenário de incertezas econômicas, as lideranças acreditam que o investimento em Growth Hacking é o caminho ideal para encontrar soluções que vão reduzir o impacto de possíveis crises ocasionadas por momentos complexos em todo o mundo. Somada ao uso inteligente dos dados, essa percepção se torna mais lógica e se torna muito mais simples encontrar alternativas para superar as adversidades. 

Parece fácil, mas é fruto de tecnologia, disciplina, estratégia e muito trabalho!

Não existe fórmula mágica no Growth Hacking. O trabalho exige testes frequentes, muitas análises e estudos, além de uma evolução contínua. Esses retornos só acontecem quando o crescimento é escalável e a partir de uma análise complexa de métricas e testes que levam a evoluções que começam pequenas e, somadas, se tornam de grande expressão e importância para as empresas.

Fato é que essa metodologia dá a oportunidade para testar diferentes cenários e entender a melhor forma de lidar com eles de forma assertiva e analítica. Em um momento de incerteza econômica, esse tipo de informação pode definir o futuro de uma empresa no mercado. 

Em primeiro lugar, encontramos os hacks. Depois, levantamos as hipóteses. Então, as submetemos a testes e analisamos cada uma delas de forma minuciosa. Para garantir a máxima efetividade nessa estratégia, contar com uma equipe de especialistas que saibam conduzir esse processo com maestria pode fazer toda a diferença.

Conte com os profissionais da Brivia. Nós podemos implementar uma metodologia de Growth Hacking que não só ajudará sua marca a prosperar nos momentos difíceis, mas impulsionará os resultados nas melhores fases. 

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