O que é Growth Hacking e como ele impulsiona os resultados de uma empresa?

Estabeleça uma mentalidade “Growth Hacking” em sua empresa com conhecimento, inovação, inteligência de dados e vontade de transformação. Esses elementos impulsionarão seus resultados empresariais.

Por Brivia
Publicado em 03/05/2024

Growth Hacking: o que é, como funciona e quais são os benefícios dessa estratégia para a empresa?

O que começou dentro do segmento de marketing, ganhou o dia a dia das startups e, nos últimos anos, tem se tornado pauta nas discussões das grandes empresas no mercado. Estamos falando de Growth Hacking. Você já deve ter ouvido essa expressão em algum momento. 

Com métodos que unem estratégia, tecnologia e análise precisa e rígida de dados, o conceito se torna cada vez mais importante para um crescimento efetivo de um modelo de negócio em diferentes mercados. No entanto, essa evolução exponencial não está relacionada apenas à tecnologia, mas à mentalidade, aos processos e à cultura da empresa.

A seguir, falaremos mais sobre a ideia de Growth Hacking e como ela pode impulsionar seus resultados, quando aplicado corretamente. Vamos lá?

O que é Growth Hacking?

Esse termo foi criado em 2010 por Sean Ellis, fundador da comunidade empresarial GrowthHackers.com para dar nome a algumas técnicas de aceleração de crescimento entre diversas companhias de mercado. Recentemente, o relatório “The State of Growth 2023”, também publicou uma definição de Growth Hacking compartilhada por esses profissionais com foco em crescimento.

Segundo o levantamento feito pela comunidade Growth Hackers, 80,4% disseram que essa é uma metodologia com base na execução de uma sequência de experiências realizadas por uma equipe ao longo da jornada dos seus clientes. A essência não está na tecnologia, mas em enxergar no erro uma oportunidade de melhorar, não ter medo de arriscar para testar e otimizar o produto ou o serviço.

O modelo tem sido usado por bigtechs ao redor do mundo, como Google, Amazon, Facebook, Microsoft, Netflix e Booking, como uma forma de usar o poder da experimentação como uma forma de se destacar dentro de mercados cada vez mais competitivos. 

Como incorporar o Growth Hacking ao meu negócio?

É comum empresas pensarem que, para se tornarem Growth Hackers, precisam ser tecnológicas. No entanto, isso é um engano. Recentemente, nosso especialista no assunto, Everton Henke, Growth Hacker da Brivia, escreveu um artigo publicado no site “Acontecendo Aqui”, que mostra o quanto a tecnologia faz parte do processo, mas não é a essência para esse crescimento.

Em outras palavras, é importante destacar que a metodologia exige experimentação constante, análise de dados, foco no usuário, escalabilidade e criatividade para atingir os resultados. A conquista de resultados expressivos para a empresa vai depender do exercício de um olhar científico.

Desde a observação, a formulação de hipóteses, desenho do experimento, execução, análise de dados até chegar à conclusão do caso. Cada passo ao longo dessa jornada de transformação é importante para o sucesso no futuro.

Voltando ao artigo do Everton, ele pontua três camadas importantes para o crescimento. São elas:

  1. 1. Mindset ou mentalidade

É também conhecida como filosofia. Ou seja, quando uma empresa pensa e responde os desafios de forma criativa, rápida e não convencional. Ela é intrínseca ao indivíduo, uma mentalidade inovadora que faz parte do seu modo de agir e pensar. Por isso, essa primeira camada é tão livre e democrática.

São características como investigação, criatividade e olhar para o erro como uma chance de aprender mais, que reforçam o mindset do “Growth Marketing”. No entanto, essa é só uma camada superficial. Para colocar a inovação em prática, é preciso aterrissar as ideias e criar um planejamento que acompanhe os resultados. O que nos leva à segunda camada.

  1. 2. Métodos ou processos

Processos organizados e estruturados permitem que as pessoas implementem sua mentalidade inovadora e possam desenvolvê-la. Somente com esse planejamento estabelecido, os KPIs de análise bem estruturados e uma equipe capacitada será possível criar a base para uma cultura Growth Hacker dentro da companhia. Antes disso, é importante destacar algumas etapas, como:

  • Equipe capacitada: as pessoas são os verdadeiros agentes de mudança, então elas precisam estar prontas e seguras para atuar dentro dessa metodologia. Os novos caminhos vão surgir a partir dos desafios que forem colocados para elas.
  • Metas bem definidas: isso facilita na hora de colocar em prática os processos. Lembre-se que os objetivos vão ajudar as pessoas a entenderem o que fazer e quando fazer de forma mais clara e assertiva. Outro ponto importante é se sentirem motivados a aderir à nova mentalidade dentro dos processos da empresa. 
  • Acompanhamento e controle: uma equipe multidisciplinar, engajada e com metas estabelecidas é eficiente, mas é importante que elas tenham uma referência para entender onde se quer chegar. Monitorar, levantar e analisar os dados ao longo do processo é um dos pilares que sustentam a estratégia Growth Hacking e não podem ser deixados de lado.
  1. 3. Cultura 

Parafraseando nosso Growth Hacker, Everton Henke, essa é “a camada mais complexa a ser alinhada com o Growth Hacking. É quando a mentalidade, os processos e a tecnologia funcionam em sinergia e isso o conceito flui naturalmente. As hipóteses são testadas frequentemente, os erros não geram grandes impactos financeiros e o foco sempre está em melhorar a experiência do cliente. 

Estabelecer uma cultura Growth Hacking na sua empresa não é uma tarefa simples, mas essa jornada não vai começar sem darmos o primeiro passo. Só de não ter medo do erro e encarar essa transformação aprendendo constantemente já nos leva à primeira camada. Agora é trabalhar e evoluir aos poucos, e não precisa passar por isso sem ajuda. 

Cultura digital e o Growth como modelo evolutivo para a sua empresa!

Na Brivia, contamos com uma equipe especializada em conduzir e apoiar empresas que querem implementar o Growth Hacking ao seu negócio. Por usarmos a criatividade, a inteligência de dados e o design de experiências aliados à comunicação, criamos soluções relevantes em marketing que fazem a diferença para a sua empresa.

Vemos o Growth como um modelo em constante aprendizado e evolução. Neste cenário, avaliamos a capacidade da empresa em implementar um modelo que seja orientado à entrega de valor e escalável a partir do teste permanente de hipóteses e experimentação de ideais e práticas de forma rápida e mensurável.

Dessa forma, conectamos nosso conhecimento em crescimento exponencial com a sua experiência de mercado, proporcionando o melhor cenário possível para a evolução e inovação dentro dos seguintes tópicos:

  • Existe uma cultura orientada ao teste de hipóteses?
  • As equipes são orientadas por métricas claras?
  • As equipes entendem como contribuem para a entrega de valor?
  • Há rotinas para ideação e sugestão de novas hipóteses?
  • Existe um espaço para o erro e ajuste rápido?
  • Você possui uma cultura para mensuração e comparação de resultados de todos os testes?

Respondendo a essas perguntas, temos o diagnóstico completo para agir e estabelecer o Growth Hacking ao dia a dia da sua empresa. 

Growth Hacking tem tecnologia, mas é uma estratégia para todos!

Concluindo, o Growth Hacking não é apenas para empresas de tecnologia. É um modelo consolidado de aprendizado contínuo, testes e hipóteses que pode levar modelos de negócios de diferentes mercados e segmentos à evolução exponencial, conquistando resultados cada vez melhores. Quer saber por onde começar? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Veja como podemos crescer juntos e continuamente.