Tecnologia em Marketing: um desafio para CMOs em 2023

Neste ano, os olhares de toda a empresa estarão voltados para o marketing. As lideranças precisam se preparar para assumir esse protagonismo, fruto de desafios causados pela pandemia, tensões entre países ao redor do mundo e instabilidade da economia.  Dessa forma, a área precisou se renovar e buscar formas de levar a inovação mais longe […]

Por Brivia
Publicado em 07/02/2023

Neste ano, os olhares de toda a empresa estarão voltados para o marketing. As lideranças precisam se preparar para assumir esse protagonismo, fruto de desafios causados pela pandemia, tensões entre países ao redor do mundo e instabilidade da economia. 

Dessa forma, a área precisou se renovar e buscar formas de levar a inovação mais longe em seus processos. No entanto, como as lideranças estão lidando com os desafios que surgem com a tecnologia em marketing?

Se você é Chief Marketing Officer (CMO) da sua empresa ou trabalha com essa liderança, já notou que o cenário mudou e as demandas cresceram. Pensando isso, trouxemos dicas, dados e insights sobre o assunto. Então, leia o texto e tire suas dúvidas!

Como usar os dados na sua estratégia de forma eficiente? 

Por mais que o monitoramento e a análise de dados sejam comuns no dia a dia das empresas, pesquisas mostram que esse deve ser um dos grandes desafios quando falamos de tecnologia em marketing. E nem é tanto sobre tecnologia.

Relações autênticas, conversas humanizadas

Pensando na experiência do cliente, as pessoas buscam cada vez mais atendimentos mais personalizados e diálogos de verdade com as marcas. No entanto, esse tipo de abordagem só é possível com inteligência e eficácia dos dados levantados.

Lei Geral de Proteção de Dados

Ao mesmo tempo, as equipes precisam trabalhar junto com o Departamento Jurídico, garantindo que os seus processos estejam de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD. 

GA4 e novas ferramentas para campanhas

Da mesma forma, as ferramentas de anúncios das big techs, como Google e Meta, receberam ajustes e estão oferecendo menos informações para a criação de campanhas. Com isso, criatividade e inteligência tiveram que encontrar pontos de conversão mais efetivos com os clientes. 

Corte no orçamento de marketing e mais investimento em tecnologia. O que fazer?

Segundo estudos das principais consultorias globais, os orçamentos de marketing devem cair nos próximos anos. No entanto, de acordo com o levantamento Agenda 22, da Deloitte, 90% das empresas pretendem aumentar ou manter os investimentos em tecnologia e grande parte focará em marketing.

Isso não significa que irá faltar dinheiro para os CMOs. Porém, será preciso priorizar investimentos, olhando para toda a jornada do cliente e confrontando-a com cada um dos seus pontos de contato com a marca. A tecnologia será fundamental no processo.

Análises de taxa de conversão, rentabilidade, fidelização, colaboração e outras variáveis darão o tom e definirão o que é prioridade no orçamento de marketing. Assim, metodologias e ferramentas serão fundamentais para o sucesso.

Por que é importante acompanhar as tendências em ferramentas e conhecer os chamados clientes do futuro?

Como lideranças da área de marketing, os CMOs devem usar o monitoramento para acompanhar as tendências do mercado e criem campanhas de impacto para a diversidade e a inclusão. 

8 bilhões de pessoas no mundo e como falar com todas elas?

A pesquisa do Think With Google mostrou que 57% dos clientes são mais leais às marcas comprometidas em temas importantes, como desigualdade social, na estratégia de marketing. Por outro lado, a mesma pesquisa destacou que 44% das pessoas em todo o mundo não se sentem representadas em anúncios. 

Geração Z, Economia Prateada, PCDs e outros públicos com grande poder de compra. Por isso, estamos diante de uma grande chance de crescer e impactar o mercado de forma positiva.

CMO precisa saber como aplicar tecnologia em marketing?

De acordo com o Gartner, 86% dos CEOs pretendem aumentar o investimento em habilidades digitais em 2023. Enquanto isso, apenas 46% dessas lideranças planejam investir mais na área de marketing. 

No entanto, será que os CMOs não estão sendo cogitados como forma de trazer valor para a empresa no próximo ano? A resposta é não. 

Na realidade, as lideranças devem assumir o protagonismo na relação entre marketing e tecnologia, implementando metodologias ágeis, a conexão entre diferentes áreas da empresa, monitorar e usar dados que comprovem o valor do marketing para o negócio, evitando o subjetivo. Esse último, inclusive, deve ser apoiado pelas ferramentas certas.

Qual é o papel do CMO ao aplicar tecnologia em marketing?

Dessa maneira, saber como atuar estrategicamente e fazer a gestão de processos e de pessoas são o primeiro passo nessa busca pela evolução e pela maturidade digital. 

É preciso buscar sempre novas soluções e saber como aproximar a relação entre a marca e as pessoas, humanizando a comunicação, sem deixar de lado a parte técnica que envolve a inteligência de dados e conhecimento sobre tecnologia.

Parece muito, não é mesmo? Felizmente, os CMOs não precisam trilhar essa jornada sem ajuda. A Brivia preparou um eBook com as respostas para os principais desafios dos CMOs em 2023. Faça o download e aproveite a leitura!