O que não pode faltar no seu plano de Transformação Digital do Marketing?

Sem estratégia, não há crescimento. Para otimizar recursos, automatizar processos, estabelecer a cultura Data-Driven e implementar novas tecnologias, é indispensável que haja um planejamento de marketing com as melhorias, oportunidades, investimentos e o que mais for necessário na busca por melhores resultados.  Sem esse plano, a Transformação Digital do Marketing não acontece. Por isso, definir […]

Por Brivia
Publicado em 13/10/2022

Sem estratégia, não há crescimento. Para otimizar recursos, automatizar processos, estabelecer a cultura Data-Driven e implementar novas tecnologias, é indispensável que haja um planejamento de marketing com as melhorias, oportunidades, investimentos e o que mais for necessário na busca por melhores resultados. 

Sem esse plano, a Transformação Digital do Marketing não acontece. Por isso, definir e defender o budget é uma etapa essencial. Afinal, esse direcionamento anda lado a lado com a estratégia de comunicação para o próximo ciclo, em 2023. 

Neste texto, você vai ver o que não pode faltar na hora de apresentar um plano de Transformação Digital no Marketing, com ferramentas tecnológicas para conectar a inteligência de dados e a estratégia aos processos e às pessoas da sua equipe. Siga com a gente até o final!

Quando começar a planejar 2023?

Agora mesmo. Passou rápido, mas já entramos no último trimestre de 2022. Nessa época do ano, diferentes setores da empresa já estão desenvolvendo os seus planos de negócio para 2023, com resultados, métricas e metas para crescer ainda mais no próximo ciclo de trabalho. 

Esse é o período ideal para mostrar os resultados das ações de marketing e uma boa oportunidade para trazer novas ideias e soluções. 

Por isso, qualquer apresentação que tem como objetivo defender uma Transformação Digital do Marketing precisa trazer dados que comprovem os problemas atuais e as oportunidades que essa mudança pode oferecer. 

Motivos que levam à Transformação Digital do Marketing

Passar por um processo de Transformação Digital em qualquer segmento é um desafio e tanto! Envolve mudança de cultura, adaptação dos colaboradores a novos processos, investimentos em novas ferramentas, entre outras demandas. Claro, os resultados desse esforço são evidentes e comprovados, mas tudo isso demanda tempo.

O que levaria a empresa toda a embarcar nessa jornada? O discurso empolgante não será o suficiente. Utilize os dados levantados durante o ano para contextualizar o cenário atual e abuse dos cases de sucesso para mostrar onde é possível chegar com a Transformação Digital do Marketing.

Por que provocar a mudança é importante?

Benefícios como identificar novas oportunidades de negócios, adaptar-se e reagir às mudanças, aprimorar os processos, segmentar e humanizar a comunicação, preparar-se para possíveis situações de crise e outros pontos fundamentais devem ser destacados. 

Estabelecidos origem e destino dessa estratégia, é hora de mostrar os meios que levam à inovação e como eles podem ser mostrados no seu plano de marketing. Vamos lá?

Passo a passo: destaque os benefícios da Transformação Digital no planejamento de marketing

Assim como qualquer solução ou inovação, você deve encontrar o valor da Transformação Digital para a realidade do marketing da sua empresa, personalizando o planejamento de acordo com as necessidades e objetivos do negócio. 

Quando falamos de Transformação Digital do Marketing, existem alguns itens que não podem ficar de fora. Veja o passo a passo que vai ajudar você a organizar as suas ideias e seu plano com todas as informações necessárias:

Passo 1: defina o orçamento

Faça uma estimativa do orçamento total ao longo do ano com tudo o que você precisa. Avalie a quantidade de dinheiro investido no ano vigente, o faturamento e as estimativas para 2023, e determine o quanto será destinado para a Transformação Digital no Marketing. 

Nessa etapa, as lideranças de marketing podem se aproximar de outros setores, como Vendas ou Tecnologia, para garantir que as ferramentas contratadas possam ser utilizadas por todos. Dessa forma, você pode otimizar o orçamento e abrir novas oportunidades de investimento.

Passo 2: mostre os objetivos da mudança para o marketing

Engajar os clientes atuais, conquistar novos clientes, ganhar mais relevância nas redes sociais, lançar um novo produto ou serviço ou mudar o posicionamento da marca? Objetivos de comunicação e marketing bem estabelecidos são essenciais para o sucesso da implementação da Transformação Digital. 

Essa visão, a partir de indicadores-chave de performance, os KPIs, direciona os esforços e investimentos necessários para que os resultados desejados sejam alcançados. Caso contrário, como saber quais problemas poderão ser solucionados a partir da inteligência de dados ou da automação?

Passo 3: escolha os canais de comunicação

Apresente as maneiras como sua marca estará presente no dia a dia de seus atuais e potenciais clientes dentro do ambiente digital e ao longo das diferentes jornadas de experiência. Os investimentos em redes sociais, e-mail marketing, newsletter, inbound, outbound, parcerias com influenciadores, campanhas, anúncios e outras formas de comunicação devem estar bem justificados e conectados à estratégia macro estabelecida. 

Mais do que usar canais digitais, o omnichannel é fundamental para que a Transformação Digital do Marketing aconteça de verdade. Essa sinergia entre on e off-line é que vai proporcionar uma experiência autêntica e verdadeira, com o menor número de ruídos possível na sua comunicação. 

Passo 4: conte com ferramentas de automação

Como nós já mostramos aqui no blog, a Automação de Marketing é uma forma de entender e atuar de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com a sua empresa por meio de diferentes canais digitais, como e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens, entre outros. 

Uma estratégia de automação é parte fundamental da Transformação Digital, pois com ela as ferramentas de CRM, marketing e vendas podem ser integradas, preparando a empresa para captar novos leads e se relacionar com clientes que já fazem parte de suas bases de maneira automática e escalável. Não se esqueça: soluções de automação devem fazer parte do seu planejamento para 2023.

Passo 5: uso inteligente de dados precisa fazer parte de todas as etapas

É o que chamamos de Data-Driven Marketing. Segundo uma pesquisa compartilhada pela INVESP, as empresas que já usam os dados em todas as suas etapas de marketing entregam um ROI de 5 a 8 vezes do que foi investido. 

Portanto, ao defender a Transformação Digital no seu planejamento para 2023, saiba que o monitoramento, levantamento, mensuração e análise de dados em todas as etapas e processos da estratégia de marketing é essencial. Não deixe essa visão Data-Driven de fora!

Lembrando que…

Como em qualquer plano, nada é escrito em pedra e totalmente imutável. Por mais que o planejamento ajude a prever esforços, contextualizar possíveis cenários e definir investimentos, outros rumos podem ser tomados ao longo dessa jornada. Reajustes e adaptações acontecem e, por isso, sempre é importante revisitar a estratégia definida para garantir melhores resultados e conduzir as correções de rota necessárias.

O que é BXM e como ela pode impulsionar essa mudança?

Desenvolvida pela Brivia, a metodologia Brand Experience Management (BXM) é uma forte aliada dos CMOs no processo de construção do plano de marketing com foco na Transformação Digital do setor. 

O objetivo do BXM é construir uma mecânica de mudanças estruturais nas organizações, adaptando os clientes a esse contexto de transformação permanente ao induzir novos comportamentos e inserir novos paradigmas.

A proposta apoia marcas na estruturação de plataformas que interagem com seus consumidores e que proporcionam experiências significativas. Ao mesmo tempo, elas se tornam capazes de captar as informações geradas pelas interações, transformando-as em inteligência para o negócio como um todo, o que realimenta transversalmente a organização com novos insights e possibilidades.

A metodologia reúne e opera em sinergia com uma série de competências, como criatividade, design de experiência, tecnologia, ciência de dados, mídia, conteúdo e estratégia. Essa visão tem como base três pilares: pessoas no centro, aprendizado contínuo e foco na transformação.

Entenda seu nível de maturidade digital. Planeje os próximos passos

Para criar uma estratégia que seja relevante e atenda as necessidades da sua empresa, você precisa entender em qual nível de maturidade digital se encontra. É necessário entender o cenário atual antes de agir, lembra? Nós podemos ajudar você a fazer esse diagnóstico. 

A Brivia criou o BXM Digital Maturity Score, com base nas premissas da Metodologia BXM, que avalia de forma objetiva o quanto a sua empresa está preparada para enfrentar o novo cenário de transformação. Faça o teste.

Tudo pronto? Hora de planejar!

Você já tem todas as informações necessárias para colocar a Transformação Digital do Marketing no planejamento para 2023. Aproveite a oportunidade para absorver todo esse conteúdo e desenvolver um plano de negócio que não vai só brilhar os olhos dos investidores ou corpo diretivo da empresa, mas trazer para o marketing o valor que ele merece. 

E depois, quando colocar esse projeto em execução, conte com o apoio da nossa equipe de especialistas. A Brivia tem experiência e conhecimento para acompanhar você no caminho da digitalização. Fale conosco.