Da Web3 ao Metaverso: nova era da tecnologia é potencializada por avanços constantes em diferentes áreas

A transformação digital é inevitável em um mundo cada vez mais conectado e marcado por avanços tecnológicos na Web3.

Por Felipe Seibert
Publicado em 19/05/2023

Você já parou para pensar em quanto o mundo mudou nas últimas décadas? Com o avanço das tecnologias, isso fica ainda mais evidente. Hoje, a nova era passa por compreender os aspectos sobre o que é Web3, Metaverso e Inteligência Artificial.

A identidade digital se tornou uma realidade e os avanços são inevitáveis, pois a internet está em constante transformação. Felipe Seibert, Head of Project Management do Brivia Group, trouxe insights em sua ida à edição de 2023 do SXSW.

Em um artigo do Meio&Mensagem, Seibert destaca um aspecto relevante sobre as tecnologias. Muitas delas já vêm sendo estudadas, e o objetivo principal agora é compreender cada uma para que se tornem acessíveis e práticas às pessoas.

O que é Web3?

Gavin Wood. Esse é o nome do responsável por falar pela primeira vez na Web 3.0. De acordo com o engenheiro, o conceito está diretamente relacionado a uma internet descentralizada, ou seja, o usuário pode contribuir para torná-la um bom ambiente.

Ao contrário do modelo atual, em que há um controle grande das big techs, nesta terceira versão há uma modernização da internet. Recursos como o blockchain, os NFTs e a Inteligência Artificial se tornam cada vez mais protagonistas no espaço.

Compreender os aspectos que englobam essa transformação da internet também é muito importante. A nova fase parte da premissa de um entendimento de quais são as preferências do usuário para fornecer experiências adaptadas a ele.

Isso faz com que a segurança e a privacidade dos indivíduos também entrem em pauta. O compartilhamento de dados pessoais será feito em uma escala ainda maior, mas o objetivo é que ele aconteça de uma maneira mais protegida também.

Características da Web3

  • Descentralização de dados.
  • Maior autoridade ao usuário.
  • Menor participação das big techs;.
  • Habilitação do 5G.
  • Aumento na transparência.
  • Machine learning.
  • Fortalecimento do Metaverso.
  • Uso da Inteligência Artificial.
  • Blockchain e criptomoedas.
  • Segurança e privacidade.

Qual é o impacto da Web 3.0 no comportamento de consumo?

Após entender o que é Web3, é fundamental estar atualizado quanto ao impacto que ela pode causar no comportamento de consumo. O primeiro passo é compreender que esta nova fase da internet ainda possui desafios a serem superados.

Um deles envolve a acessibilidade. Apesar de estar em constante transformação, ainda há uma falta de integração com os principais players da atualidade. Dessa maneira, a tecnologia ainda não está acessível para a maioria das pessoas.

Outro ponto importante é a escalabilidade. Como a descentralização de dados é uma característica marcante, a tendência é que as transações fiquem mais lentas. Ainda assim, a expectativa é que o impacto sobre o consumo seja bastante alto.

1. Mudança no modelo das empresas

Já que os usuários passam a ter maior controle sobre seus dados, eles irão poder compartilhá-los de forma mais segura e transparente. Isso vai fazer com que as empresas mudem seu modelo de negócios – hoje muito baseado na coleta de dados.

Para entender a mudança, basta refletir sobre como acontece atualmente. Imagine que você queira comprar um tênis. Ao pesquisar, é comum ser bombardeado com anúncios patrocinados de outros tipos de tênis em diferentes lugares.

Isso não deve mais acontecer na transformação da Web3. Os usuários terão um maior poder de decidir o que fazer com seus dados. A empresa que entender como explorar esse novo padrão de consumo vai sair na frente em relação às demais.

2. Impacto da Web3 na economia

A partir do momento em que os novos recursos da Web3 impactam no consumo, isso reflete também sobre a economia. Afinal, são dois aspectos diretamente ligados e um depende do outro para que a engrenagem funcione.

Por meio da utilização de blockchain e criptomoedas, as transações financeiras podem se tornar mais seguras e eficientes. Sem a necessidade de intermediários ou burocracias, a tendência é que os processos aconteçam de modo rápido.

3. Experiência do usuário

Graças ao auxílio da Inteligência Artificial, o avanço das novas tecnologias pode trazer um impacto maior sobre aplicativos e sites personalizados, levando, desse modo,, a uma maior interação do usuário e o estimulando a comprar.

Em resumo, a Web3 tem o potencial de impactar o consumo de diferentes maneiras, desde uma economia mais descentralizada até a melhoria da experiência. A empresa que encontrar mecanismos de tornar a tecnologia prática irá largar na frente.

Como a Web3 se relaciona com o Metaverso e a Inteligência Artificial?

Estamos passando por uma fase de intensa transformação tecnológica. Dessa forma, o Metaverso e a Inteligência Artificial estão interconectados e têm o potencial de impulsionar a próxima fase da evolução da internet.

Para compreender melhor de que maneira os dois recursos podem ser empregados, é preciso assimilar a conexão entre eles. O Metaverso é um espaço virtual acessado por meio de dispositivos digitais, possibilitando um mundo virtual interativo.

Impactos e mudanças na Web 3.0
A identidade digital e seus avanços constantes

Nele, o usuário tem a capacidade de interagir com outras pessoas, empresas e objetos de modo imersivo. É aí que entra a Inteligência Artificial, capaz de criar uma experiência diferenciada para o usuário ao personalizar o ambiente paralelo.

Ao juntarmos as duas tecnologias na Web3, abrimos um caminho de potencial transformação no ambiente digital. Nele, as fronteiras entre o físico e o virtual se tornam cada vez mais tênues e há uma convergência tecnológica assertiva.

Por que a Web 3.0 influenciará o marketing e a experiência com as marcas?

As novas funcionalidades da Web 3.0 irão causar um impacto no marketing e na experiência com as marcas. Em seu artigo, Seibert destaca que o existir online já está em transformação por meio de identidade digital e propriedade de dados.

Isso passa por compreender as particularidades do Metaverso e torná-lo mais acessível a um número maior de pessoas. Afinal, trata-se de um mundo digital em que podemos personalizar experiências e ter atividades cada vez mais imersivas.

Para uma maior assertividade quanto ao Metaverso, Seibert aborda mais detalhes sobre os cinco pontos do mindset desse universo paralelo. Eles foram trazidos durante o SXSW por Sandy Carter, da Unstoppable Domains.

  1. Olhar à frente – estar sempre atualizado.
  2. Experiências imersivas – conceito de “playstorm”.
  3. Usuário no centro das ações.
  4. Identidade digital – usuário como proprietário da informação.
  5. Uso da Inteligência Artificial sem limites para a criatividade.

Ao entender o que é Web3 e os recursos tecnológicos que a envolvem, podemos ter uma maior compreensão do crescimento que vem acontecendo. As marcas que se atualizam crescem cada vez mais, enquanto outras chegam a desaparecer.
Saiba mais informações sobre o mindset do Metaverso! Leia o artigo de Felipe Seibert, nosso Head of Project Management, no Meio&Mensagem!