Expectativa x Realidade: quais desafios a internet 5G deve enfrentar no Brasil e no mundo?

Quando se trata de evolução da tecnologia, a internet 5G sempre está em pauta. Afinal, é ela que irá garantir a conectividade e a interdependência dos sistemas que chegarão às empresas e ao dia a dia das pessoas. Porém, a realidade pode ser diferente!  A quinta geração da internet deve ampliar as potencialidades da rede […]

Por Márcio Coelho
Publicado em 10/04/2023

Quando se trata de evolução da tecnologia, a internet 5G sempre está em pauta. Afinal, é ela que irá garantir a conectividade e a interdependência dos sistemas que chegarão às empresas e ao dia a dia das pessoas. Porém, a realidade pode ser diferente! 

A quinta geração da internet deve ampliar as potencialidades da rede atual, alcançando novos padrões de velocidade de conexão, usuários simultâneos, amplitude da cobertura, eficiência e maiores transferências de dados. Em contrapartida, ela encontrará desafios econômicos complexos em diferentes países do mundo.

Então, o que esperar do futuro da internet 5G? Márcio Coelho, CEO do Grupo Brivia, foi até o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, e trouxe alguns insights que compartilharemos com você ao longo deste artigo. Confira! 

O que é internet 5G?

A internet 5G é a quinta geração de redes móveis projetada para oferecer velocidades de dados ainda mais rápidas, menor latência e muito mais capacidade do que o 4G. 

Segundo especialistas, a velocidade do 5G deve ser atá 100 vezes maior do que o seu último antecessor. Isso significa que é possível fazer o download de um filme em questão de segundos. Já imaginou?

Como funciona a internet 5G?

Além de muito mais rápida, a internet 5G tem muito mais latência. Em outras palavras, ela oferece a estrutura para que muito mais dispositivos se conectem à rede simultaneamente sem afetar o seu desempenho. 

Nesse contexto, empresas, escolas, hospitais, agronegócio e até as pessoas serão beneficiadas, mudando completamente a maneira como usamos a internet.

Para que serve a Internet 5G?

Como vimos até aqui, sua estrutura abre diversas possibilidades para diferentes mercados. A seguir, veja as principais soluções e tecnologias que devem ser impactadas e até potencializadas por ela no futuro.

Internet das Coisas (IoT) 

Com muito mais capacidade e menor latência, a internet 5G é a base para a evolução da Internet das Coisas (IoT), que conecta diversos dispositivos, mantendo sempre seu melhor desempenho. Cidades inteligentes, carros autônomos e outros aplicativos começam com essa tecnologia.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada  

Lembra do Metaverso? Sem a quinta geração da internet, dificilmente essa nova realidade deve sair do papel. É ela que pode levar essa inovação para o dia a dia das pessoas, transcendendo a experiência das pessoas remotamente, como trabalhar, consultar-se com um médico ou jogar on-line.

Comunicações críticas 

A expectativa sobre a internet 5G é atuar diretamente no suporte dos serviços de emergência e segurança pública. Dessa forma, ela permite uma comunicação mais rápida e segura, colaborando com socorristas e outras equipes de emergência em tempo real.

Automação industrial 

Com o 5G, é possível monitorar e acompanhar em tempo real os processos em uma indústria, que vão desde a manufatura até a logística. Essa visão melhora a eficiência e reduz o tempo de inatividade nas fábricas, além de permitir o uso de novas tecnologias como drones e robôs. Já imaginou essa experiência? 

Estudo, trabalho e outras atividades do dia a dia

A experiência na internet muda completamente na quinta geração. Ao usar o 5G, assistir uma série no streaming, baixar músicas em alta definição e até assistir às transmissões ao vivo se torna muito mais fácil. Pense no dia a dia do trabalho e nas aulas online! 

Quais são os principais desafios da internet 5G?

O grande desafio é justamente a capacidade que as empresas terão de investir para colocar em prática toda a infraestrutura e logística necessárias para tornar a internet 5G algo real no dia a dia das empresas e das pessoas. 

Em outras palavras, quem investe nesse projeto? Diante da guerra e a economia fragilizada na Europa, esse tem sido um tópico recorrente. Assim como no mercado de energia elétrica, as telecomunicações buscam um caminho para a sustentabilidade financeira, o que tem se mostrado difícil. 

O continente europeu já gastou 600 bilhões de euros nos últimos cinco anos, com um horizonte próximo de mais de 1,7 trilhão. 

O setor está disposto a trabalhar de maneira cooperada em prol dessa evolução, pois as empresas sabem como esse investimento é importante para todos. Para isso, algumas mudanças parecem estar em pauta.

No artigo assinado por Márcio Coelho e publicado em parceria com o Meio&Mensagem, você descobre mais sobre o assunto e como a internet 5G ainda permeia entre o sonho e a realidade.