A jornada da estratégia de conteúdo

O sucesso das plataformas mobile não é mais previsão faz tempo. Os números mostram isso mais do que claramente. Prova disso é uma recente pesquisa realizada pelo Facebook, nos Estados Unidos, mostrando que 94% das pessoas entrevistadas mantinham um smartphone em mãos enquanto assistiam à televisão. E o mais surpreendente foi a descoberta de que […]

Por Adam Altenhofen
Publicado em 25/10/2017

O sucesso das plataformas mobile não é mais previsão faz tempo. Os números mostram isso mais do que claramente. Prova disso é uma recente pesquisa realizada pelo Facebook, nos Estados Unidos, mostrando que 94% das pessoas entrevistadas mantinham um smartphone em mãos enquanto assistiam à televisão. E o mais surpreendente foi a descoberta de que apenas 53% do tempo gasto em frente à TV era, de fato, prestando atenção nela. Mas o que esses números nos dizem?

A ascensão dos canais sociais nos últimos (poucos) anos deu margem à produção massiva de conteúdo espontâneo pelos usuários. Prova disso são os números apontados pela pesquisa do Facebook mencionada anteriormente. E esse fenômeno trouxe as marcas para o mesmo jogo. Hoje, qualquer empresa consegue, facilmente, registrar-se em diferentes canais sociais e comunicar uma mensagem aos seus seguidores. Porém, é importante lembrar que o teor dos dois tipos de produção é diferente e envolve finalidades distintas, ou seja, quando falamos em conteúdo para marcas, precisamos pensar em objetivos de comunicação e estratégias de negócio. A partir daí, surge uma nova mídia, em um novo canal, que merece a nossa atenção no que diz respeito ao conteúdo transmitido.

Os passos para criar uma estratégia de conteúdo
As organizações precisam refletir o posicionamento do mercado para serem eficientes.

Organizações precisam possuir uma proposição de valor clara que reflita o seu posicionamento de mercado e a comunicação precisa ser eficiente para que a empresa se torne relevante ao público e, consequentemente, gere necessidade de compra do produto ou serviço. Como defende Simon Sinek em seu TED Talk, as marcas precisam deixar claro porque existem, e não somente o que fazem. Para Sinek, elas precisam transcender a venda de produtos ou serviços e defender a sua a causa para que faça sentido ao consumidor. Estar de olho nessas questões é essencial para os profissionais que buscam uma comunicação coerente que permita às empresas aproveitar todas as oportunidades de venda.

Por isso, a estruturação de uma estratégia sólida de conteúdo se torna o novo grande desafio dos marqueteiros.

Em meio a tantos canais, plataformas e usuários, como escolher qual é o mais relevante para a marca? O que e como falar em cada um? Qual é, de fato, o retorno em investimento que eles trazem? Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser feitas antes de uma conclusão.

Como criar uma estratégia de conteúdo?

Uma estratégia de conteúdo jamais deve ser engessada. Precisamos lembrar que vivemos em tempos digitais, onde tudo corre rápido demais, até mesmo para os nossos ágeis neurônios acostumados ao acesso exagerado à informação. Por isso, ser volátil e estar aberto a ajustes é premissa básica para quem deseja se aventurar nas mídias online. Trago aqui alguns passos para colocar a sua estratégia de conteúdo em prática.

Uma estratégia de conteúdo jamais deve ser engessada
Escolha o método relativo de acordo com o tamanho da empresa para ser mais específico em sua estratégia

1. Entenda o comportamento do seu público

Parece brincadeira, mas a lição da primeira aula do curso de publicidade e propaganda continua valendo, mesmo depois de tanta mudança. Saber quem consome o seu produto ou serviço ou, pelo menos, quem você quer que esteja consumindo é o primeiro passo para definir o que comunicar nos canais da sua organização. Além disso, entender as expectativas desse público, que tem a sua percepção mudada a cada experiência de compra, pode ajudar a moldar uma estratégia.

Descobrir isso também não é tarefa difícil com tanta oferta de mercado. Você pode coletar insights de ferramentas de mídias digitais, por exemplo, ou, até mesmo, realizar uma pesquisa mais profunda por meio de entrevistas. A escolha do método é relativo e depende bastante do tamanho da empresa, presença online dos canais de comunicação e tipo de produto oferecido. Se você tiver oportunidade, realize essas pesquisas com os próprios consumidores por meio de empresas especializadas.

Depois de dar uma cara ao seu comprador, você precisa conhecer o mundo dele a fundo. Mais do que dados geográficos e etnográficos, entender o comportamento de quem consome o seu produto ou serviço é a prioridade número um neste momento. Qual é a realidade desse público? Que lugares ele frequenta? Como e o que ele consome? Quais canais ele utiliza para comprar? O que ele pesquisa? Conteúdo de marcas é feito para pessoas e, para isso, é imprescindível ser relevante e fazer com que a sua mensagem se encaixe ao dia a dia das pessoas. Por isso a necessidade de entender o comportamento se torna tão essencial à construção da estratégia. Perguntas a serem feitas não faltam e respostas é o que você precisa encontrar durante esse processo.

Entenda o comportamento do seu público para definir a estratégia da sua empresa
É necessário entender o comportamento do seu público para construção estratégica

2. Aonde você quer chegar?

Com o seu público definido e um cenário mais claro, é hora de usar as informações a seu favor e definir seus objetivos e metas. Onde você vê a sua marca daqui a um ano? Quantos compradores você planeja ter? Quanto precisa faturar? Qual é a visibilidade necessária para atingir esses resultados? Somente com a definição clara dos objetivos, sempre alinhados à estratégia de negócio, é possível produzir um conteúdo coerente que atenda às necessidades da sua organização. Isso servirá de guia para o conteúdo.

Além disso, é muito importante definir métricas claras de mensuração de sucesso. Isso será muito útil, posteriormente, para avaliar os resultados e a efetividade da sua comunicação em um dos passos mais relevantes para a criação de uma estratégia sólida.

3. Estratégia ‘always beta’

Como já mencionei anteriormente em meus textos, os meios de comunicação digitais nos presentearam com a dádiva da tentativa e erro. O que isso significa? Ao contrário das mídias offline, o digital nos dá diversas possibilidades de formatos e edições para rodar uma campanha, verificar como ela se saiu, analisar os resultados e ajustar o que precisa ser melhorado fica muito mais fácil. Durante esse passo, é importante a adoção de uma postura always beta, ou seja, entender que a efetividade da estratégia está sempre em versão de testes, porém está de frente para o seu consumidor. É necessário trabalhar com muita responsabilidade e maturidade porque, afinal de contas, sua marca está exposta para o mundo.

Combine análise de dados com estratégia de conteúdo
Trabalhar com responsabilidade e maturidade para ter sucesso em uma campanha estratégica

4. Analise os resultados

O último passo, e talvez o mais importante, da criação da sua estratégia é olhar para os resultados e aprender com eles. As mídias digitais, em comparação às tradicionais, são as que oferecem o maior número de dados capazes de comprovar a efetividade da comunicação ou não. Talvez essa seja a maior vantagem no fim das contas. E já que você tem tudo isso à disposição, aproveite. Use e abuse dos números para extrair todos os insights necessários para validar o que deu certo na sua estratégia e o que não foi aderido pelo seu público.

Outro ponto muito importante na análise de dados é a definição das métricas de mensuração de sucesso, mencionadas no passo anterior. Agora é a hora em que você faz a comparação do cenário atual com a sua projeção e, somente com métricas definidas, você poderá justificar o retorno em investimento da sua estratégia. Lembre-se que o ROI é a principal justificativa que você terá para receber mais investimento por parte da empresa nas próximas ações de comunicação.

Here we go again

Se você já teve alguma experiência com teatro ou alguma apresentação que teve que fazer em público, sabe que só atingimos a perfeição do discurso quando o praticamos incansavelmente. Pronunciamos a fala pela primeira vez. Erramos. Repetimos a frase. Erramos novamente. E repetimos até que tudo soe tão natural ao ponto de atingir um resultado satisfatório.

O mesmo acontece na criação de uma estratégia de comunicação. Criá-la, colocar o seu trabalho na rua, analisá-lo e aprender fazem parte de um processo natural de tentativa e erro que, com dedicação ao aprendizado, trará, sem dúvida, o retorno de que a sua empresa tanto precisa.


Tem experiência com criação de estratégias de conteúdo? Conte nos comentários sobre suas vivências e vamos discutir sobre o assunto. ;)