Descubra o que é a metodologia Dual Track e veja como ela impacta o Marketing

Um olho na descoberta, outro na execução do projeto. Com objetivo de reduzir ao máximo as incertezas e criar estratégias que façam diferença para os resultados, nós trouxemos a metodologia Dual Track da tecnologia e do desenvolvimento de produtos para outras áreas das empresas, como a área de marketing. Mas o que são esses dois […]

Por Brivia
Publicado em 31/08/2022

Um olho na descoberta, outro na execução do projeto. Com objetivo de reduzir ao máximo as incertezas e criar estratégias que façam diferença para os resultados, nós trouxemos a metodologia Dual Track da tecnologia e do desenvolvimento de produtos para outras áreas das empresas, como a área de marketing.

Mas o que são esses dois caminhos e como eles funcionam na prática? Nos próximos parágrafos você vai descobrir por que as trilhas de Discovery e Delivery (descoberta e entrega) devem atuar em sinergia e simultaneamente para o bem do projeto. Veja mais a seguir!

O que é a metodologia Dual Track?

Dual Track é um método ágil de planejamento e organização de demandas em que descobrir o que deve ser criado é tão essencial quanto o seu desenvolvimento. Na prática, essa metodologia tem um papel central para consolidar o Brand Experience Management, ou BXM.

Esse último, inclusive, foi criado pelo Brivia Group para construir uma mecânica de mudanças estruturais nas organizações — adaptando os clientes a esse contexto de transformação permanente, induzindo novos comportamentos e inserindo novos paradigmas em seus modelos de negócio.

Na Metodologia Dual Track, os times são formatados e segmentados em duas frentes: o Discovery e o Delivery. Assim, a equipe de operação mantém as rotinas, sem prejuízo aos resultados, enquanto o processo de revisão, imersão, diagnóstico e concepção estratégica são desenvolvidos. 

A história da metodologia Dual Track

Como boa parte das ideias inovadoras, o conceito de Dual Track surgiu na área de tecnologia. A primeira vez que houve uma referência sobre ele foi em 2005, alguns anos depois da divulgação do Manifesto Ágil, seus quatro valores e doze princípios.

Na ocasião, Lynn Miller, Diretora de Desenvolvimento de Interface de Usuário da Alias, apresentou a ideia de que duas trilhas paralelas de design e desenvolvimento poderiam funcionar simultaneamente na criação de um novo produto. 

Em 2007, Desirée Sy, colega de Miller, referenciou sua ideia e ainda complementou, dizendo que essas duas linhas eram independentes, mesmo que paralelamente. 

Mas foi só em 2012 que Marty Cagan e Jeff Paton falaram sobre o conceito de Scrum Dual Track, sua trilha de descoberta (Discovery) e trilha de entrega (Delivery), suas saídas e entradas. Essa última visão serviu como base para estruturar efetivamente o Dual Track da forma como conhecemos. 

Como a metodologia funciona na prática?

Em primeiro lugar, é importante recordar que Dual Track é uma metodologia ágil e, como tal, ela deve contar com squads dedicados para o seu desenvolvimento, garantindo a velocidade e o aprendizado contínuo ao longo do processo. 

Essa metodologia funciona em diferentes áreas da empresa, mas, neste caso, vamos focar na implementação das estratégias de marketing.

Em primeiro lugar, as duas trilhas não podem acontecer de forma isolada. Visualmente, o Dual Track funcionaria da seguinte forma: 

Na parte de cima, estão as tarefas de descoberta. Já no bloco inferior estão as entregas que envolvem o processo de implementação e gestão. 

Para entender: o Dual Track resumido em uma parte do marketing

Vamos tomar como exemplo o trabalho de marketing e o posicionamento de um cliente nas redes sociais. Durante a descoberta, a equipe faz um estudo para entender as tendências, tom de voz, personas, identidade visual, posicionamento etc. 

Enquanto isso, na fase de entrega, a equipe de conteúdo e mídias sociais segue executando o trabalho com algumas mudanças, afinal, os canais digitais não podem simplesmente parar enquanto a reformulação acontece. 

Por isso, os dois funcionam de maneira simultânea e em sinergia, nutrindo suas etapas com informações relevantes para a estratégia. 

A seguir, falaremos mais sobre as duas fases da metodologia.

Discovery Track

A trilha da descoberta foca em produzir, testar, implementar e validar as ideias de marketing. Como o Dual Track tem como objetivo o reconhecimento dos problemas e os aprendizados que podemos extrair diante deles, ele serve exatamente para:

  • explorar e entender o contexto;
  • relacionar os problemas e as possibilidades de solução;
  • apontar os caminhos das soluções;
  • elaborar um roadmap de como implementar essas ideias;
  • definir os pontos de controle de melhoria contínua.

Enquanto isso, em paralelo, a equipe segue desenvolvendo o…

Delivery Track

Em métodos tradicionais, primeiro o foco seria na descoberta e, só depois, iria para a entrega. No Dual Track, as duas etapas funcionam ao mesmo tempo. Por isso, resista à tentação de se dedicar só a um deles, ok? 

Neste caso, o Delivery mantém a engrenagem funcionando enquanto o Discovery explora novas possibilidades. É a trilha que vai sustentar o trabalho e entregar para o cliente e para o público tudo o que foi planejado até aqui. Os objetivos são:

  • dar start no trabalho e não ficar só campo da ideia;
  • definir as prioridades e planejar as entregas;
  • executar o que foi planejado e descoberto;
  • estabelecer pontos de controle do processo operacional.

São skills muito diferentes, mas que se complementam para oferecer a melhor entrega, aprender continuamente e evoluir gradativamente. Confira:

Quais as vantagens da Dual Track?

Quando aplicada em projetos, sejam de marketing ou de qualquer outro segmento de uma empresa, ela traz diversos benefícios. Nós relacionamos alguns deles abaixo.

Mudar o objetivo no meio do percurso, sem impactar a estratégia

A trilha da Descoberta (Discovery) pode elucidar que as necessidades dos clientes mudaram ou que, para obter competitividade de mercado, são necessárias outras iniciativas. Com essas informações levantadas rapidamente e a equipe de entrega (Delivery) conectada, a rota pode ser realinhada sem prejudicar o trabalho. 

Reunir insights e validá-los com mais agilidade

Quando a empresa possui duas equipes dedicadas em pesquisar e implementar de forma simultânea, fica muito mais simples buscar novas ideias e aplicá-las na estratégia de marketing. Essa agilidade permite levantar hipóteses, testar e corrigir com muito mais rapidez.

Mais inteligência e informação na hora de criar

Dentro da metodologia Dual Track, os dados e a tecnologia servirão de base para o desenvolvimento de novas estratégias de marketing. A trilha da descoberta oferece insights e validações que tornam o planejamento menos dependente de experiências pessoais e "achismos", apenas.

Elaborar cronogramas detalhados e precisos

A troca entre Discovery e Delivery permite às duas equipes definir cronogramas com informações mais detalhadas sobre as demandas. Isso acontece porque no Dual Track as necessidades, processos e tempo necessários para o projeto são mais claros.

Garantia de mais assertividade na entrega

Pelo fato de cada passo dentro da estratégia desenhada ser validado no Discovery e testado pelo Delivery, não há desenvolvimento de entregas sem necessidade ou valor para o cliente final. Essa assertividade garante melhor experiência do usuário e agilidade no trabalho de marketing. 

Quando não usar o Dual Track?

Assim como outras metodologias de gerenciamento de projetos, aprendizado contínuo, testes e validações, o Dual Track não faz muito sentido para projetos menores e pontuais. 

Ou seja, tudo é definido antecipadamente e há poucas pessoas para compor as equipes de Discovery e Delivery, fazendo com que elas desempenhem múltiplas funções.

Neste caso, o Dual Track traria mais problemas do que soluções para a estratégia do negócio, principalmente no monitoramento, levantamento de dados, sugestões de ideias e implementação do trabalho. Por isso, essa metodologia é recomendada para projetos pensados a longo e médio prazo.

Dual Track aplicado no dia a dia da sua empresa

Fazer duas coisas ao mesmo tempo nunca foi tão produtivo, hein? Agora que você já sabe como o Dual Track funciona e qual a sua conexão com o Brand Experience Management, que tal implementá-lo ao seu modelo de negócio?

Você pode dominar essa estratégia e colher os melhores resultados no seu planejamento de marketing. Entre em contato com a nossa equipe e descubra o que podemos fazer por você.