O que é preciso para se tornar um CMO de sucesso

Esse foi um dos temas abordados durante a participação de Lorraine Barber-Miller, primeira CMO mulher da história da Philips, no Web Summit. Não existe uma fórmula mágica para ser um CMO de sucesso. Entretanto, é fundamental entender aspectos importantes como tempo de duração no cargo, principais desafios e saber exatamente quais temas merecem uma preocupação […]

Por Brivia
Publicado em 17/12/2022

Esse foi um dos temas abordados durante a participação de Lorraine Barber-Miller, primeira CMO mulher da história da Philips, no Web Summit.

Não existe uma fórmula mágica para ser um CMO de sucesso. Entretanto, é fundamental entender aspectos importantes como tempo de duração no cargo, principais desafios e saber exatamente quais temas merecem uma preocupação maior no dia a dia.

Por isso, neste post, destacaremos os principais pontos que devem ser considerados para você se tornar um CMO de Sucesso.

Mudar a mentalidade do CMO

Primeira CMO mulher da Philips, Lorraine Barber-Miller afirma que há uma necessidade de mudança na mentalidade. Em sua participação no Web Summit, ela destacou o conceito de business first como forma de buscar alinhamento e integração entre diferentes áreas dos negócios.

Essa mudança de mentalidade tem influência sobre o CMO, que passa a ter um maior entendimento sobre qual o papel do cliente ao longo do processo. Ter esse conhecimento a respeito das etapas da jornada se torna essencial para oferecer uma melhor experiência nas entregas.

Olhar para o hoje, o amanhã e o depois do amanhã

Além disso, Lorraine valoriza a importância de antecipar as necessidades dos consumidores e não olhar apenas o “hoje”, mas também focar no “amanhã” e “depois do amanhã”. As chances de garantir a satisfação dos envolvidos são muito maiores.

Contar com a tecnologia e uso de dados

Isso pode ser feito pelo CMO com auxílio da tecnologia e o uso de dados para ter maior assertividade. Outros conceitos importantes que devem estar presentes no dia a dia são as boas metodologias e ferramentas, bem como apresentar uma mentalidade forte.

Atitudes do tipo ajudam a responder perguntas importantes quanto ao engajamento, à experiência do cliente, o comportamento dele, a eficiência em relação a isso, entre outros. Auxiliam assim a trilhar um caminho de sucesso na estratégia do marketing.

O Chief Marketing Officer da Brivia, Fábio Rios, abordou esse assunto na sua coluna para o portal Meio e Mensagem. Você pode conferir clicando aqui.