O que significa RPA e por que sua empresa precisa de automação?

A automação de processos é o presente, mas também será o futuro! Entenda o que é RPA e veja qual a importância para a sua seguradora. Acesse!

Por Brivia
Publicado em 10/02/2022

Existem diversas pesquisas divulgadas recentemente pelo Gartner, MIT e Forbes que mostram como a pandemia de Covid-19 impulsionou a Transformação Digital. Em qualquer lugar do mundo, as empresas tiveram que se adaptar às novas necessidades e hábitos de consumo. 

Lado a lado, essa implementação de novas tecnologias e capacitação de pessoas abriu o caminho para as mais variadas formas de inovação. Em diferentes mercados, os processos precisaram ser revistos, assim como as formas de trabalhar. As Metodologias Ágeis e RPA (Robotic Process Automation) se tornaram parte da rotina. 

Mas você sabe o significado desses conceitos e como eles podem ser aplicados ao seu negócio? Se a resposta é não, está tudo certo. Nós traremos dados, informações e insights sobre a utilização dos bots na sua estratégia a seguir. Confira!

O que significa RPA?

Automação Robótica de Processo. Isto é, utilizar soluções como Inteligência Artificial e outros robôs para simular atividades humanas básicas e tarefas mais simples. Dessa forma, a equipe ganha muito mais produtividade e consegue aumentar a sua eficiência operacional.

O tempo e a energia que antes eram dedicados para o desenvolvimento de atividades burocráticas, podem ser utilizados para atividades estratégicas, descobertas de novas soluções, investimento em capacitação e treinamento, atendimento personalizado e etc.

Por meio da automação, a empresa:

  • evita falhas humanas; 
  • reduz riscos e exposições desnecessárias;
  • diminui os custos operacionais (o robô está disponível por 24 horas e não exige mudanças na infraestrutura de TI);
  • garante maior precisão nos processos do dia a dia, entre outras vantagens. 

Quais são os segmentos que mais utilizam a RPA?

Entender o que significa RPA e colocar em prática é só pra quem trabalha com tecnologia? Não é bem assim. Segundo o relatório da consultoria de gerenciamento Zinnov, dos Estados Unidos, 70% das aplicações de RPA são utilizadas em serviços bancários e financeiros, seguros, saúde, telecomunicações, indústrias e mídia.

Isso sem falar que, conforme uma pesquisa do MIT, 45,7% das empresas brasileiras estão aplicando uma estratégia de Transformação Digital. Outros 30,5% ainda estão se desenvolvendo, sendo que, do restante, 1,9% não possuem planos.

Ou seja, existe uma grande oportunidade para as seguradoras no Brasil. Se a sua empresa ainda não considerou implementar a solução, pode estar perdendo uma grande chance. Ora de garantir sua competitividade de mercado, ora de oferecer a melhor experiência ao seu cliente.

Áreas como a logística, finanças, RH, marketing, vendas, entre outras podem ter muito sucesso ao se apropriar dessa inovação.

Quais processos podem ser automatizados por RPA na área de seguros?

No dia a dia, tarefas como preencher um formulário, fazer os primeiros atendimentos com um potencial cliente, além de organizar e gerir documentos. 

Para criar uma conexão, direcionar o conteúdo que fale diretamente com o seu público e fazer a leitura dos dados para entender o histórico. 

Para a estratégia, fazer análise de dados que antecedem a decisão de uma nova apólice e definir novos produtos que podem ser lançados. 

Por meio da automação e o uso dos bots na estratégia, as empresas e seguradoras ampliam o alcance do seu monitoramento. Ao entender o que é RPA, os negócios conseguem fazer uma seleção inteligente dos dados mais estratégicos para o negócio. Como resultado, estruturam uma experiência mais humana e quase personalizada para cada cliente. 

Portanto, a automação juntamente ao mindset ágil agiliza processos, reduz a burocracia, aumenta a assertividade das iniciativas, entre outras vantagens. 

No caso de um segmento como o de seguros, a automação das atividades é especialmente relevante. Isso acontece por conta da necessidade de respostas rápidas sobre como o cliente deve proceder no caso da ocorrência de algum sinistro.

Como levar a RPA dentro da sua empresa?

Por ser a parte tecnológica de uma Transformação Digital (que também envolve processos e pessoas), a RPA exige alguns cuidados. Dedicação, comunicação, clareza, orientação top-down e engajamento de todos os envolvidos são alguns deles.

Então, ao decidir trazer essa inovação para dentro da sua empresa, deixe bem claro o objetivo. Além disso, destaque um ponto muito importante: as atividades humanas tendem a ser cada vez mais estratégicas e menos operacionais. 

Dessa forma, praticamente todas as rotinas burocráticas devem ser realizadas por RPA daqui para frente. Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso.

1) Comunique

De um lado, oriente as pessoas de todos os setores sobre a mudança. O objetivo é oferecer o melhor conteúdo para que elas saibam como extrair o melhor das plataformas com segurança e efetividade. 

Afinal, como todas as empresas que trabalham com a captação e retenção de dados sensíveis dos clientes, todo cuidado com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é pouco. 

2) Implemente

De outro, convoque os líderes e especialistas na área de Tecnologia para abrir um canal de comunicação entre os colaboradores. Em todas as áreas e graus de especialidade, todos deverão ser envolvidos. Afinal, mudará totalmente a rotina das pessoas. 

Paralelamente, essa conexão entre pessoas, tecnologia e processos é que determinará o sucesso dessa implementação. Portanto, esses pilares devem estar presentes no seu planejamento. 

3) Avalie o fluxo

Nada acontece de maneira totalmente automática! É importante entender quais processos precisam ser mapeados. Isso sem falar no que é prioridade e prever os impactos dessa automação através da Robótica em larga escala dentro da empresa. 

Com essas informações, você pode direcionar a equipe para ganhar mais produtividade, aumentar a performance e prever o ROI dessa mudança. 

5) Crie um processo de compliance

Outro ponto essencial é possuir um processo de compliance e riscos aplicados à gestão de demanda e adaptações durante a implementação.

Como vimos ao longo deste artigo, inovar é sempre difícil no começo, mas é totalmente necessário. 

Com a gestão correta pode trazer resultados importantes para a empresa a longo prazo. Não espere mais, compreenda o que significa RPA e os seus usos para ver o que a tecnologia  pode fazer pela sua empresa. E aí, gostou do conteúdo? Temos um e-book completíssimo sobre A Transformação Digital na Área de Seguros. Baixe agora e aproveite!