Onde não puderes florescer, não te demores

Quando nos conhecemos, sabemos onde podemos florescer. Em outras palavras: onde nossas habilidades, paixões e valores estão em harmonia com nosso ambiente. Este autoconhecimento não é um destino, mas uma jornada contínua de descoberta e redescoberta.

Por Patricia Reed
Publicado em 24/01/2024

Frida Kahlo sempre me inspira com sua frase icônica: “Onde não puderes amar, não te demores". E trago aqui a reflexão para um aspecto fundamental da nossa jornada: o autoconhecimento. 

Ela não necessariamente precisa ser sobre o local onde você está, posição ou momento de carreira, mas sim um olhar para dentro de si — buscando clareza a respeito de onde e como você se vê hoje, em diversos aspectos da vida, e onde quer estar. Só assim será possível identificar rapidamente onde não devemos nos demorar, quais são os espaços que drenam nossa energia, tomam nosso tempo e  nos levam para longe da nossa essência e nossos objetivos.

A vida está cheia de coisas para fazer, com avalanches de informações e um sentimento de estarmos perdendo algo o tempo todo (FOMO). Mas a vida também é repleta de oportunidades, capazes de potencializar e acelerar ainda mais os nossos caminhos aos nossos objetivos. E o que muda o jogo está em nossas mãos: nossas escolhas.

Conhecer-se profundamente — e constantemente — é a chave para entender os verdadeiros objetivos e paixões. E, assim, tomar decisões diárias que nos aproximam do nosso alvo.

Vamos refletir:

  • Autoavaliação: onde você mais investe tempo? Está alinhado com seus objetivos de vida?
  • Valores e paixões: seus atuais compromissos refletem o que você mais valoriza e ama?
  • Movimento: o que precisa mudar para que você floresça?
  • Coragem para avançar: você está pronto para deixar para trás o que não serve mais ao seu crescimento?

Um novo ano se inicia, e a bola da vez está com você para fazer acontecer. Este não é um chamado para ações precipitadas, mas um convite à reflexão. Você merece estar onde deseja — e só você pode trilhar este caminho. Parafraseando Frida Kahlo: “onde não puderes ser tu mesmo, não te demores”.

* Patrícia Reed: Chief Human Capital Officer (CHCO)