Web Summit Rio aborda a importância de falar sobre mulheres na tecnologia

Um dos maiores eventos de tecnologia abordou temas como inteligência artificial e a importância de ter mais profissionais mulheres atuando em tecnologia. Confira os destaques!

Por Paola Muller
Publicado em 25/05/2023

Neste mês, o país passou por um grande teste dentro do cenário mundial. Afinal,  o Rio de Janeiro sediou o Web Summit Rio, um dos maiores eventos de inovação no calendário do globo.  Pela primeira vez, a cidade foi palco de discussões relevantes como mulheres na tecnologia, inteligência artificial e importância da privacidade.

Como Head of Strategy and Growth da Brivia, Paola Muller esteve lá e dividiu com a gente os principais destaques. Ela ressaltou em artigo do Acontecendo Aqui que o evento reuniu mais de 21,3 mil pessoas, das quais 40% das participantes eram mulheres.

Com um debate focado em diversidade, chamou a atenção o fato de que apenas 37% dos speakers eram mulheres. Porém, Paola celebra a iniciativa da ONG Women in Tech de dar um desconto de 75% no valor dos ingressos para as mulheres. A organização, especializada no debate sobre mulheres na tecnologia, busca estar sempre conectada a eventos como esse e realizar ações que promovam a equidade de gênero. 

Mas, afinal: por que as discussões de gênero no meio tech são necessárias? Vejamos os principais pontos.

Qual é a importância das mulheres na tecnologia?

Como um dos temas mais mencionados no Web Summit 2023, a diversidade é primordial para um mercado mais inclusivo, mais diversificado e, como consequência, mais criativo. Afinal, sem o recorte dos desafios de grande parte da população, a tecnologia não funciona de forma tão efetiva para a sociedade. Um exemplo é pensar em aplicativos que ajudam na segurança de mulheres.

Fazer uso das techs para contribuir no desenvolvimento da sociedade é de interesse de todos. E traz benefícios financeiros também. A mesa “Investing in women makes for good business” destacou como negócios geridos por mulheres têm alto retorno. Além disso, estudos apontam outras vantagens:

  • Aumento nos resultados, tanto de produção como de ROI.
  • Acesso a novos talentos.
  • Aumento de impacto positivo dos produtos e entendimento de novas realidades.
  • Contribuição nos aspectos ESG.

Quais são os desafios que as mulheres enfrentam neste mercado?

Apesar das muitas vantagens de ter mulheres na tecnologia, o mercado ainda precisa evoluir muito nesse campo. Basta ver a participação feminina como 37% dos speakers no Web Summit Rio. Paola salienta que a presença delas como empreendedoras foi ainda menor: só 22%.  

Kelly Burton, cofundadora da Black Innovation Alliance, mostrou um dado preocupante no painel Transforming culture alongside innovation, de que participou. Ela disse que no Vale do Silício 96% dos investimentos de risco são direcionados a empresas geridas por homens brancos. 4% são divididos entre empresas comandadas por minorias. 

Muitas palestrantes também relataram desafios que enxergam no setor: 

  • Falta de valorização delas como profissionais.
  • Diferença na remuneração entre gêneros para a mesma função.
  • Poucas oportunidades de emprego e crescimento.

Por que elas estão cada vez mais presentes na área?

Embora seja um mercado pouco receptivo, na prática, à presença delas, é nesse gap que residem oportunidades profissionais. Afinal, se os produtos não atendem às necessidades femininas, é o olhar das mulheres que pode desenvolver soluções mais adequadas. 

E, ao explorar um mercado carente, elas aumentam a chance de sucesso em seus empreendimentos. Foi nisso que a mesa Investing in women makes for good business destacou. A diversidade cultural e tecnológica é um fator importante para o sucesso dos negócios. 

Portanto, além de trazer diferentes olhares enriquecendo soluções, as mulheres têm mais lugar de fala com outras mulheres. Esse fator, aliado à paixão pela Tecnologia, é  que faz com que elas insistam no mercado, apesar dos desafios. Elas já entenderam que a mudança de mentalidade impulsiona as evoluções tecnológicas. E são agentes de transformação do mundo que querem.  

Como a participação delas no Web Summit Rio 2023 impactou o evento?

O evento ficou mais rico pelas discussões e perspectivas que a diversidade de palestrantes trouxe ao Web Summit Rio 2023. A participação de empresárias, líderes e especialistas fez com que as quase 10 mil visitantes se vissem representadas nelas e visualizassem um futuro de sucesso na área para elas também.

Essas discussões foram centradas nos temas mais quentes do evento, como inteligência artificial, privacidade, formas de exercer boa influência e empreendedorismo. Os 4 dias do Web Summit trouxeram muitas reflexões proveitosas.  

Para Head of Strategy and Growth da Brivia, Paola Muller, a principal foi que a participação feminina — e de outras minorias — precisa ser levada a sério e crescer. Ter só 22% de empreendedoras e uma participação de 37% como palestrantes em um evento desse porte é insuficiente. 

No entanto, a líder também comemora que a sociedade está mais atenta em relação ao tema. E que, também, cobrará da organização melhorias nesse sentido. 

Gostou dos insights da Paola? Então leia o artigo assinado por ela sobre o Web Summit 2023 no Acontecendo Aqui.