Mobile World Congress: quais tendências vão mudar a rota dos CMOs em 2023?

Descubra quais as novidades do Mobile World Congress devem impactar o dia a dia dos CMOs em 2023, Clique no link e leia mais!

Por Brivia Content
Publicado em 02/05/2023

O Mobile World Congress abriu as portas para a inovação da indústria mobile no mundo todo em 2023. O evento aconteceu entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março deste ano, em Barcelona, e reuniu 88.500 pessoas de 202 países para apresentar as principais tendências em conectividade, inovação e tecnologia. 

Nesta edição, os destaques entre as novidades apresentadas no Mobile World Congress foram:

  • 5G, 6G e redes privadas e públicas; 
  • Infraestrutura digital a partir da evolução de Cloud Computing;
  • Mudanças na experiência do cliente com Realidade Estendida (XR) e Inteligência Artificial (IA);
  • Evolução na mobilidade pelo setor de automóveis; 
  • O que veremos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) nos próximos anos. 

Para acompanhar cada detalhe desse evento tão importante para as lideranças de marketing das empresas, a Brivia contou com dois correspondentes desbravadores na cidade catalã. 

Nosso CEO, Márcio Coelho, e o nosso COO, Fernando Silveira, compartilharam suas percepções sobre o Mobile World Congress em artigos publicados no portal Meio&Mensagem. Agora, se quiser conferir o resumo de todo esse conteúdo, não perca os próximos parágrafos!

Quais foram os principais lançamentos no Mobile World Congress?

Se em 2022 vimos que a tecnologia Cloud Computing foi uma das tendências do Mobile Word Congress, em 2023 o assunto da vez foi a conectividade. 

Entre as novidades que mais repercutiram sobre o tema, destaque para o novo passo das tecnologias por comunicação via satélite. Elas, inclusive, devem permitir a troca de mensagens em qualquer lugar do mundo, até mesmo onde não houver sinal. 

Nova call to action

Redes Privadas 5G: o que podemos esperar?

Houve muitas discussões no Mobile World Congress sobre o avanço das redes privadas 5G, um tema que tem movimentado bastante o mercado nos últimos anos. A tendência é que empresas e diferentes indústrias de mercado se unam para acelerar a implementação da nova geração da internet em diferentes lugares do mundo. 

Em um de seus artigos publicado no Meio&Mensagem, Márcio Coelho chegou a falar sobre o assunto. Você pode ler o material completo aqui!

APIs de rede aberta: quais são as mudanças na experiência?

Durante o World Mobile Congress 2023 foi possível presenciar muitas demonstrações de como essa nova estrutura de Interfaces Programáveis ​​de Aplicativos (APIs) de rede universal, projetada para fornecer acesso a redes de operadoras para desenvolvedores, poderia funcionar.

O cenário gerou muita expectativa de quem atua na indústria mobile, como também empresas de diversos segmentos, que mostraram grande expectativa sobre como essa inovação impactará a experiência do cliente no futuro. 

Inteligência Artificial: como lidar com a criação de imagens e textos?

O crescimento da tecnologia com base em Inteligência Artificial que desenvolve textos e imagens, como o ChatGPT, entrou em discussão durante o Mobile World Congress, em Barcelona. 

As pessoas presentes viram demonstrações impressionantes de fotos extremamente realistas criadas a partir de textos simples. Tudo isso direto do smartphone, sem internet e em um intervalo de apenas 15 segundos. 

Como essa troca entre pessoas e Inteligência Artificial pode ser menos nociva e mais produtiva? O que podemos esperar dessa nova fase da tecnologia do momento atual em que estamos até o futuro? Essas foram algumas das questões levantadas durante o evento. 

Indústria automotiva: carros ou computadores sobre rodas?

A nova realidade já vai começar. O próximo passo da mobilidade são carros mais tecnológicos, sustentáveis e conectados em diferentes plataformas. Além de mudar a rotina das pessoas, eles ainda são a base para o desenvolvimento de cidades inteligentes e essa nova realidade foi discutida no Mobile World Congress.

Segundo especialistas e discussões em painéis durante o evento, a base para atingir esse objetivo é justamente o investimento em tecnologias relacionadas à conectividade como 5G e Internet das Coisas (IoT). 

Os lançamentos da Mobile World Congress
As mudanças na experiência da rede privada

Você achou tudo muito futurista? 

Saiba que a evolução da tecnologia tem nos mostrado o quanto mudanças dessa proporção podem acontecer em uma velocidade impressionante. 

Você pode notar também que todas elas estão associadas à experiência do cliente e, por isso, sua evolução é mais perceptível do que podemos imaginar.  

Como os lançamentos do MWC 2023 impactam o futuro do planeta?

Conectividade, Inteligência Artificial, uso inteligente de dados e outras novas tendências abordadas durante o Mobile World Congress mostraram não só um cenário promissor para as empresas e as indústrias de telefonia móvel. 

Como a tecnologia reflete na área da saúde?

Pense bem! Estamos falando de conexão, eliminar fronteiras e encurtar distâncias. 

Em outras palavras, a expectativa é que a tecnologia possa dar o suporte para atendimentos médicos feitos de forma remota, sem a necessidade de sinal. É levar saúde em lugares inalcançáveis e de forma muito mais rápida.

E na área da educação?

A educação também deve ser impactada. Recentemente, o founder da Microsoft, Bill Gates, publicou em seu blog um texto muito interessante sobre a perspectiva da I.A. para o futuro. 

Com o título "The Age of AI has begun", Gates retrata o potencial da tecnologia para transformar a educação em todo o mundo, o que deve refletir nas questões de desigualdade social. Vale a leitura, hein?

Em outras palavras…

O smartphone é uma tecnologia já consolidada e presente nas nossas vidas. Quando vemos um evento como o Mobile World Congress trazendo todo o potencial que ele pode oferecer para o mercado e as transformações que devem surgir no mundo, estamos diante de um universo de possibilidades. 

As lideranças em marketing não podem ficar de fora desse movimento pela inovação, concorda?

Por que eventos de inovação devem fazer parte da agenda dos CMOs?

Participar de eventos de inovação, tecnologia e experiência do cliente é fundamental para os CMOs aprenderem e monitorarem as tendências para levar no departamento de marketing das suas empresas. 

Se você é como nós, desbravadores, e ficou curioso para saber em detalhes todos esses temas abordados durante o Mobile World Congress - MWC - e outros eventos de inovação que aconteceram ao longo deste ano, então temos um material muito interessante para compartilhar com você: o _X/Talk!

Com o tema "100 dias de inovação: a importância da NRF, MWC e SXSW na pauta dos CMOs", convidamos os especialistas Ivan Rysovas, Head de Mídia e Canais da Heads; Márcio Coelho, CEO and Founder da Brivia; Jonas Furtado, Diretor de conteúdo do Grupo Meio & Mensagem; e Roberto Ribas, CSO da Brivia; para contar suas perspectivas sobre esses encontros repletos de insights.

Assista a esse debate repleto de informações relevantes e insights e veja como essas ferramentas podem ser usadas no dia a dia da sua empresa.