Data-Driven Marketing: como potencializar os resultados usando os dados?

O que está funcionando ou não na estratégia de marketing da sua empresa? Para responder a este questionamento com precisão, é necessário implementar uma abordagem Data-Driven. Por meio dela, a equipe consegue usar a inteligência de dados para encontrar os pontos fortes e identificar os possíveis problemas no desenvolvimento do trabalho.  Peter Drucker disse uma […]

Por Brivia
Publicado em 13/10/2022

O que está funcionando ou não na estratégia de marketing da sua empresa? Para responder a este questionamento com precisão, é necessário implementar uma abordagem Data-Driven. Por meio dela, a equipe consegue usar a inteligência de dados para encontrar os pontos fortes e identificar os possíveis problemas no desenvolvimento do trabalho. 

Peter Drucker disse uma vez que se não podemos medir, então não é possível gerenciar. No entanto, a realidade hoje é ainda mais complexa. O processo de levantar, mensurar e analisar essas informações não é mais um diferencial, tornando-se essencial para a competitividade do negócio. 

O desafio dos CMOs é descobrir o comportamento humano por trás da métrica, o gatilho por trás do percentual e as pessoas por trás dos dados. Se você quer saber como implementar essa estratégia no dia a dia da sua equipe, então vai adorar esse texto! 

Leia até o final e descubra como potencializar seus resultados. Vamos lá? 

O que é Data Driven-Marketing?

Data-Driven, em sua tradução literal, quer dizer: orientado por dados. Quando aplicado ao departamento de marketing de uma empresa, a metodologia estabelece pontos importantes. 

Identificar novas oportunidades, adaptar-se e reagir às mudanças, aprimorar os processos, segmentar e humanizar a comunicação e preparar-se para possíveis situações de crise, entre outros pontos importantes, só é possível pelas métricas e dados que guiam esse aprendizado contínuo.

Essas informações aumentam a chance de assertividade dos anúncios e campanhas pagas, além de direcionar também a criatividade e o conteúdo desenvolvido pela empresa para diversas ações de comunicação.

Portanto, para que haja Data-Driven Marketing é preciso capacitar as pessoas, modernizar os processos e implementar a tecnologia no dia a dia da equipe. E esses critérios só saem do papel a partir da Transformação Digital. 

Estratégias de marketing eficientes precisam de dados

Uma pesquisa publicada pela INVESP mostrou que as empresas que já utilizaram Data-Driven Marketing entregaram um ROI de 5 a 8 vezes do que foi investido em marketing.

Definir a persona, conhecer o mercado, prever tendências, otimizar a experiência, monitorar menções, prever possíveis crises, escolher os canais de divulgação, criar mensagens personalizadas etc., cada uma dessas entregas precisa da inteligência de dados para funcionar. 

Depois de implementadas, cada uma dessas atividades precisa ser analisada e entendidos os pontos positivos e negativos na estratégia. A partir do monitoramento, mensuração e análise, é possível redefinir a rota ou reforçar o que deu certo. 

Quais são os desafios dessa jornada de mudança?

Como você viu até aqui, o uso de dados é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. Porém, para usar essa estratégia com tranquilidade e segurança, as empresas devem tomar alguns cuidados.

Conheça a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em 2020, mas nem todas as empresas estão com os seus processos devidamente alinhados ao que ela determina. No caso do marketing, deve-se tomar cuidado com formulários ou cookies do site para captar informações. Converse com o jurídico e alinhe os processos para não ter problemas mais tarde.

Prepare sua equipe para trabalhar com dados

Outra dificuldade comum é preparar os profissionais para que eles usem os dados na estratégia. Segundo o Panorama do Marketing por Dados 2022, pesquisa da Opinion Box, Buscar ID e Métricas Boas, 79% dos profissionais de marketing digital têm dificuldade em trabalhar com métricas.

Ainda de acordo com o levantamento, 68% dos colaboradores da área disseram que o maior desafio é saber quais são as métricas adequadas para utilizar e não conseguir interpretar os dados. As pessoas são os agentes de mudança na Transformação Digital do Marketing e, por isso, oferecer a capacitação necessária é fundamental para garantir melhores resultados. 

Acompanhe a adaptação à tecnologia

Implementar a Transformação Digital em qualquer segmento é mais sobre pessoas do que tecnologia. Portanto, ao invés de procurar a solução mais famosa do mercado, busque os softwares e sistemas que atendam sua necessidade.

E ao implementar novas ferramentas de inbound marketing, gerenciadores de tarefas e soluções de monitoramento, os novos processos que envolvem o uso das tecnologias devem ser ensinados e acompanhados de perto. O tempo dedicado na preparação e no aprendizado será fundamental para o sucesso da estratégia.

Superando esses desafios, você vai se deparar com os pontos positivos que essa estratégia pode oferecer para a sua empresa. Veja mais sobre eles.

Benefícios do Data-Driven Marketing

Quando a sua equipe de marketing utiliza dados sobre o cliente e a experiência deles, levantados durante a jornada de compra, você abre as portas para a personalização. Ao segmentar o conteúdo e criar uma experiência personalizada, a chance de converter essa venda e fidelizar o cliente é grande.

O levantamento feito pela OpenText confirma essa teoria. Segundo o estudo, 73% dos 2 mil brasileiros entrevistados afirmaram que a probabilidade de comprar novamente de marcas que ofereçam tratamento individualizado é maior em relação às outras.

O uso de dados na estratégia de marketing é fundamental para atingir esse resultado, assim como proporcionar benefícios, como:

  • Criar conteúdo relevante para os atuais e potenciais clientes;
  • Direcionar as campanhas para o público certo com muito mais assertividade;
  • Melhorar a jornada do cliente cada vez mais;
  • Desenvolver uma solução ou um produto e até entrar em outros mercados (cross-industry);
  • Tomar decisões de marketing com mais agilidade e inteligência.

Atuando em sinergia, cada um desses benefícios pode impulsionar os índices de engajamento e conversão do marketing, valorizando a marca e estabelecendo um relacionamento mais próximo com os seus clientes. Interessante, não é? Vamos ver como colocar essa ideia em prática.

Como implementar o Data-Driven Marketing na sua empresa?

Desde analisar os dados até acompanhar cada uma das métricas estabelecidas na estratégia, para levar a cultura Data-Driven e a Transformação Digital para o marketing da sua empresa é preciso ter estratégia, uma boa comunicação e seguir algumas etapas que você confere a seguir:

  1. Estabelecer as metas e os objetivos: gerar awareness, melhorar a experiência, lançar um produto ou traçar o perfil do seu cliente. O primeiro passo para implementar uma mudança no marketing é saber onde quer chegar.
  1. Levantar, mensurar e analisar os dados: por mais que os dados sejam escassos neste momento, eles podem direcionar o primeiro passo da estratégia. Levante o máximo de informações que puder e planeje como conseguir as próximas.
  1. Segmentar a audiência e os públicos: os clientes não querem ser tratados da mesma forma, então no Data-Driven Marketing você utiliza os dados para criar experiências singulares e humanizadas para cada um.
  1. Usar e abusar do conteúdo: você não deve mais criar campanhas e outros tipos de conteúdo que irão impactar o público a partir da intuição ou pela experiência. Os dados podem direcionar a criatividade para algo que realmente mude a diferença daquela pessoa.
  1. Conectar Vendas e Marketing para que trabalhem juntos: você pode usar os dados levantados para gerar insights a outros times, como suporte, operações e até para a equipe comercial.
  1. Acompanhar de perto as métricas: KPIs ou indicadores de performance ajudam a entender se a estratégia vai pelo caminho certo. No Data-Driven Marketing ela é essencial para conquistar bons resultados. 
  1. Avaliar, testar e implementar: os dados captados podem servir como base para direcionar a estratégia, seja replicando o modelo de sucesso em outros momentos ou corrigindo algumas iniciativas.

Data-Driven Marketing e BXM

Como nós já falamos em outros textos no blog, o Brand Experience Management (BXM) tem em sua essência elementos como a Transformação Digital e a cultura Data-Driven. Sem esses dois processos, é impossível estabelecer uma mudança de marca que vai gerar uma experiência única e verdadeira para o seu cliente. 

Para garantir que essa estratégia funcione de verdade e acompanhar de perto todos os benefícios da modernização do marketing e da comunicação, conte com os especialistas da Brivia. Nós podemos acompanhar a sua empresa nessa jornada pela mudança. Fale conosco.