Transformação Digital e a Cross Industry nas seguradoras

Empresas de outros setores entram no Mercado de Seguros. Como a Cross Industry impacta as Seguradoras? Leia Mais!

Por Brivia
Publicado em 10/02/2022

O que uma grande empresa de investimento tem a ver com seguro? Qual é a relação entre uma empresa de cosméticos com empréstimos? Parece até um teste para entrar em alguma startup no mercado, mas não é bem isso. Na verdade, o assunto que abordaremos neste texto é Cross Industry. 

O movimento que leva as empresas a buscarem a inovação em outros mercados está impulsionando a Transformação Digital nas seguradoras. Afinal, quando as Big Techs, Insurtechs e outros modelos de negócio muito competitivos chegam ao seu setor. É melhor estar preparado. 

Se você ou outras pessoas que trabalham com seguros conhecem a transformação digital, mas ainda não ouviram falar em Cross Industry, vai adorar esse artigo. Continue a leitura e descubra como esses dois tipos de inovação podem se complementar!

O que significa Cross Industry?

A inovação Cross Industry é uma metodologia que busca inspiração e soluções em áreas que não se relacionam com o segmento da sua empresa. 

Paralelamente, já ouviu a expressão “pensar fora da caixa”? Quem trabalha com a inovação Cross Industry segue à risca esse conceito e busca soluções em outros setores, áreas e alcança possibilidades ainda nem cogitadas. 

Uma grande varejista pode disponibilizar crédito para os seus clientes. Uma empresa de transporte entra para o ramo de alimentos. Um banco super tradicional decide criar os seus canais de conteúdo para dar notícias sobre economia, finanças e negócios. 

Tudo isso tem a ver com inovação Cross Industry. E, a partir desses estudos e buscas em outros mercados, podem surgir concorrentes inimagináveis. 

Quais empresas ou segmentos apostaram em Cross Industry?

O varejo pode criar formas de crédito? Empresas de investimento ou bancos digitais desenvolveriam soluções em seguros para os seus clientes? Com o Cross Industry, tudo isso é possível. Por exemplo:

1. XP Investimentos

A empresa lançou a sua própria seguradora, cujo objetivo é oferecer produtos relacionados à Previdência Privada, Seguro de Vida, Familiar e outras soluções. O que antes era um marketplace com diferentes produtos e serviços da área, se tornou uma plataforma de soluções autorais do fundo de investimentos.

2. Big Techs

Outro exemplo são as movimentações das Big Techs também para o mercado de seguros. A Amazon já realizou uma prova de conceito na Índia, Google e Meta também devem entrar nessa corrida nos próximos anos. 

Segundo o estudo World Insurtech Report, 66% dos consumidores no Brasil desejam adquirir seguros de Big Techs. O resultado supera a média global de 44% e fica acima da percepção local de 2018 com 48%. 

3. Natura 

A empresa de cosméticos iniciou operações de crédito para financiar estudos das consultoras que trabalham com a marca e os seus familiares. O projeto está sendo realizado em parceria com a fintech Mova.

4. C&A, Renner e outras varejistas

As empresas que têm foco em moda e vendas de roupas também estão migrando para os serviços financeiros. A Renner criou o programa Realize e a C&A, o C&A Pay, um cartão digital grátis, sem anuidade, com crédito pré-aprovado, entre outros benefícios

Como a Transformação Digital pode ajudar?

Para manter a competitividade de mercado diante desses novos concorrentes, as seguradoras tiveram que correr atrás da inovação. O primeiro movimento foi a Transformação Digital, o que levou muitas seguradoras a acelerarem esse processo de mudança. Mas como?

Tecnologia e automação de processos 

Inteligência Artificial, Machine Learning, Cloud Computing e outras soluções tecnológicas são essenciais para mudar os processos e implementar a Transformação Digital. Com essas soluções, as seguradoras podem ganhar agilidade no atendimento ao cliente e leitura e análise de dados, além de obter mais tempo para a parte estratégica do negócio.

Capacitação dos colaboradores

Depois de pensar nas ferramentas, prepare as pessoas. Elas são os verdadeiros agentes transformadores nesse processo de mudança. Disponibilizar cursos, workshops, innovation days e outras rodas de conversa que abram a mente dos funcionários para a inovação. 

Trazer startups e novos modelos de negócio também ajuda a abrir portas para a tecnologia. Segundo o World Insurtech Report, 85% das startups de seguros em todo o mundo querem fazer parceria com fornecedores de tecnologia. 83% querem colaborar com seguradoras.

• Uso de dados na estratégia é fundamental

Tudo precisa ser monitorado, mensurado, analisado e reportado. Saber quais dados coletar e como examinar essas informações é essencial para levantar novos insights nas áreas de vendas, marketing, produtos, atendimento, experiência do cliente e tecnologia. Só não se esqueça que tudo precisa estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Comunicação e transparência

Lembra que falamos da importância das pessoas na Transformação Digital? Então, comunicar as mudanças e ser transparente sobre a implementação de novas tecnologias são etapas muito importantes. Quem trabalha na seguradora vai sentir muito mais segurança, garantindo uma mudança muito mais tranquila.

• Monitoramento e análise dos processos

Uma das principais características da Transformação Digital é exatamente a revisão constante dos seus processos. Monitorar os resultados e o desenvolvimento do trabalho, além de saber se as pessoas estão se adaptando às mudanças é importante para saber se tudo está dando certo.

Como implementar o Cross Industry?

Diante desses e outros desafios que surgem no caminho, o que fazer? A resposta está na orquestração desse ecossistema que está sendo criado dentro da empresa. Isso porque atuais e novos concorrentes surgem a partir da inovação Cross Industry e a Transformação Digital para garantir a competitividade no mercado. 

Neste contexto, a orquestração, como o próprio nome diz, abrange o desenvolvimento e evolução contínua da estrutura que conecta todos os departamentos. Não há uma regra específica para criar essa conexão, troca e interatividade entre os setores, mas é importante garantir o alinhamento de todas partes. 

Crie uma visão única, defina objetivos convergentes, implemente uma cultura de colaboração e garanta a autonomia dos envolvidos. Lembre-se que nem sempre inovação tem a ver com tecnologia. 

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Lidar com o Cross Industry não precisa ser um problema para as seguradoras, assim como implementar a Transformação Digital. 

Por isso, quando os líderes decidem trazer a inovação para dentro de suas empresas, essas mudanças devem fazer parte e serem intrínsecas à cultura. Com isso, tudo se torna muito mais ágil, integrado, inteligente e tecnológico, otimizando custos e promovendo melhores resultados. 

Agora que nós desmistificamos o Cross Industry e mostramos pra você um novo caminho para a Transformação Digital dentro da seguradora, o que você está esperando para digitalizar a sua empresa? 

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