Criatividade além da criação

Ser criativo é uma qualidade exclusiva e inerente ao ser humano. Segundo a filosofia, é uma qualidade adquirida na infância que busca em ideias a fonte para criar coisas novas. Todos somos criativos. Todos temos o potencial de aplicar a criatividade para resolver problemas e criar coisas novas. Aqui na BriviaDez, acreditamos que cada um […]

Por Josane Muriel
Publicado em 13/08/2020

Ser criativo é uma qualidade exclusiva e inerente ao ser humano. Segundo a filosofia, é uma qualidade adquirida na infância que busca em ideias a fonte para criar coisas novas. Todos somos criativos. Todos temos o potencial de aplicar a criatividade para resolver problemas e criar coisas novas. Aqui na BriviaDez, acreditamos que cada um tem seu repertório particular e buscamos desenvolver métodos e um ambiente que incentive a aplicação desta habilidade no dia a dia.

E os “criativos” recebem esse nome exclusivamente porque seu job description é: criar. Eles são profissionais da criação. A ideia não pode surgir aqui e ali num insight ocasional e luminoso. Ela precisa surgir várias vezes ao dia. Por isso, é natural que a criatividade esteja mais latente nesses profissionais, afinal, ela é exercitada diariamente. Mas isso não quer dizer que sejam seres superpoderosos ou superiores. Quer dizer apenas que uma habilidade, um potencial, ao ser treinado repetidamente, alcança patamares cada vez mais elevados.

Adotamos metodologias para revelar o potencial criativo de nossos profissionais e possibilitar que diferentes formações, habilidades e competências sejam unificadas e amplificadas em um único processo. Nós horizontalizamos processos para abrir espaço para mais pontos de vista e opiniões. Convergentes, divergentes, o importante é fomentar o diálogo e a receptividade para novas ideias.

Os times estão organizados em squads multidisciplinares e autônomos que estão muito próximos do dia a dia dos seus clientes. Isso permite mais profundidade, capacidade de aprendizado e empatia com a realidade e contexto ao quais estão envolvidos. A criação participa do planejamento, que troca informações com as mídias e conversa com o atendimento. Ao adotar metodologias ágeis, democratizamos processos e envolvemos todo o time simultaneamente na busca das soluções. A execução criativa continua sendo realizada pelos profissionais de criação, porém agora munidos com todos os dados e expertises de todo o restante da equipe.

Desde dados colhidos das interações até as tendências do que está acontecendo de mais novo no mercado do outro lado do mundo, tudo é posto na mesa simultaneamente. E a consequência é uma explosão de criatividade alinhada aos desejos do consumidor do nosso cliente.

O mercado mudou para se adaptar aos desejos de um consumidor cada vez mais exigente. E consequentemente, é preciso se adaptar às suas novas demandas para seguir entregando resultado. Seja com métodos autorais, metodologias ágeis aclamadas pelo mercado ou qualquer outra solução. Afinal todos somos….criativos!