Saiba como a análise de mercado pode ajudar a entender as seguradoras

No mercado de seguros, uma sólida cultura de dados pode trazer inúmeros benefícios. Esse recurso pode ser muito útil para entender o comportamento e as necessidades dos clientes e monitorar a concorrência. Mas por que e como fazer isso?

Por Brivia
Publicado em 21/07/2022

Trabalhar no mercado de seguros é saber lidar com riscos o tempo todo. E, a partir dessas informações, é possível oferecer a melhor solução de maneira mais rápida possível. Neste contexto, entender os concorrentes e clientes para investir da melhor forma é essencial para qualquer negócio. Sendo assim, a análise de mercado com base em dados estratégicos pode ajudar.

Como resultado, muitas figuras de liderança dessas empresas encontram a resposta na cultura data-driven. O que isso quer dizer? Significa que a partir dessas informações, as seguradoras compreendem o que fazem as outras empresas que atuam no mesmo segmento.

E mais! Com um trabalho de monitoramento bem elaborado, é possível decifrar os próximos passos até daquelas que não atuam no mercado de seguros, mas já estão desenvolvendo soluções para os problemas que aparecem nele. É o Cross Industry, como já explicamos aqui no nosso blog

E aí, ficou curioso ou curiosa e quer saber como tudo isso funciona na prática? Confira a seguir!

Por que as empresas devem acompanhar e fazer uma análise de mercado de seguros?

Muitas pessoas ainda veem o setor de seguros como resistente à evolução e até um tanto pragmático quando o assunto é tecnologia. Mas a realidade é diferente. O segmento é um dos que mais aposta na Transformação Digital, e essa visão de futuro começa a render frutos. 

Mercado de seguros no mundo

Segundo o Swiss Re Institute, o mercado de seguros deve chegar à receita mundial de US$ 7 trilhões em 2022. Ainda de acordo com a pesquisa, existe uma projeção de crescimento médio anual de mais de 3% até 2023.

Mas, e no Brasil? 

Para se ter uma ideia, o mercado de seguros representa aproximadamente 5% do PIB. Tomando como referência que só 30% da frota de veículos e 16% das residências do país possuem seguro, é um dado significativo. Não acha?

Tecnologia e a evolução do mercado de seguros

Segurança, para que todo o conteúdo armazenado pelas seguradoras não sofra vazamentos. Assertividade no investimento, ao fechar uma apólice de um novo cliente, sem perder dinheiro. Agilidade, para compartilhar essas informações e oferecer socorro mais rapidamente. E muitas outras, hein? Veja mais a seguir! 

Mercado de seguros, dados e tecnologia estão muito conectados. E mesmo que seja assim desde o começo, a transformação que o setor vem passando é de se monitorar. É bom ficar de olho; pode surgir outra tendência. Você vai correr o risco de ficar de fora?

Análise de mercado: o papel das insurtechs na evolução do segmento

As insurtechs, como são chamadas as startups que atuam no mercado de seguros, são parte fundamental nessa transformação pela qual todo o setor está passando, e os dados demostram esse crescimento.

Segundo relatório da NTT DATA, entre os anos de 2015 a 2021 foram investidos mais de US$ 50 bilhões nessas empresas. Só no ano passado, por exemplo, o valor investido cresceu 38% em relação a 2020.

Acompanhar o que esses novos modelos de negócio estão fazendo e o que os seus clientes pensam sobre os seus serviços é essencial para manter a competitividade no mercado e criar soluções que não foram imaginadas pelas seguradoras mais tradicionais. 

É o caso da Porto Seguro, que possui a sua própria aceleradora de startups, a Oxigênio. Outro exemplo é a multinacional Prudential, que já criou o seu programa para investir em startups no Brasil e na América Latina, o PruVen Capital. 

A inovação está com tudo entre as seguradoras, que buscam esse “gás” nas empresas novas e mais tecnológicas do setor. Diante desse desafio, uma análise de mercado de seguros pode ajudar a preparar não só quem atua, mas quem procura uma oportunidade na área.

A tecnologia pode ajudar na análise de mercado de seguros?

Quando falamos em análise de dados no mercado de seguros, é importante destacar as diferentes etapas do processo. Monitoramento, levantamento, análise e apresentação de insights não atingirão o seu máximo potencial sem o apoio da tecnologia. 

Mas qual tecnologia? Para falar desse assunto, precisamos começar pela... 

Inteligência Artificial

De acordo com o estudo Ignoring AI Is Risky Business for Insurance CEOs, do Boston Consulting Group, as seguradoras que investem em I.A. aumentam os novos negócios em 20% a 25% e reduzem as taxas de sinistralidade em 2 a 3 pontos percentuais, devido a melhor subscrição e excelência em sinistros. 

Como ferramenta para otimizar processos no dia a dia das seguradoras, ela reduz as chances de fraude e permite a criação de uma apólice mais personalizada. A Inteligência Artificial no mercado de seguros dá protagonismo ao cliente, oferecendo uma experiência mais autêntica. 

Como forma de fazer uma análise de mercado qualificada de concorrentes e clientes, ela amplia e agiliza a análise destes, gerando insights de mercado relevantes e qualifica os dados captados pelas seguradoras. 

Internet das Coisas  (IoT)

Segundo o Insurtech Global Outlook 2022, estudo que analisa as principais tendências no mercado de seguros, os investidores têm procurado cada vez mais tendências tecnológicas. A Internet das Coisas (IoT) está entre as três principais, ao lado de Inteligência Artificial e Análise Preditiva.

A pesquisa também mostra que cerca de 61% das seguradoras estão utilizando a IoT em busca de novas oportunidades. A tecnologia conecta novos conjuntos de dados para melhorar a avaliação e prevenção de riscos, além de monitorar o comportamento do cliente e sugerir mudanças.

Telemetria

Como solução e ferramenta de monitoramento, a telemetria traz resultados relevantes. No caso de gestão de frota, por exemplo, ela pode rastrear e comandar diferentes tipos de veículos. Tudo à distância. Essas informações oferecem muito mais assertividade no momento de fechar um valor de uma apólice, por exemplo. 

Wearables

São dispositivos que ajudam a entender os hábitos de cada usuário. Dependendo do tipo de dado coletado, é possível decifrar os riscos e ser mais assertivo quanto às apólices de cada cliente. No Brasil, esse ainda não é tão utilizado, mas se estiver de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pode ser tendência.

Realidade Virtual

Já imaginou usar essa tecnologia para uma avaliação de riscos? A possibilidade da RV é gigantesca até mesmo para o mercado de seguro; simular a vistoria sem a necessidade de estar presente no local ou desenvolver programas de treinamento, tudo para melhorar a experiência do cliente.

Quais são os benefícios da análise de dados para as seguradoras?

Desde uma pesquisa de satisfação até uma análise completa sobre o cliente. Quando conectada à experiência de mercado e à tecnologia, a análise de dados, associada à análise de mercado, pode ajudar com: 

  1. Criação de novos produtos e serviços;
  2. Abertura de novas unidades;
  3. Tempo de plantão dos profissionais dedicados;
  4. Bases de atendimento para uma solução mais rápida;
  5. Definição de pontos de contato e relacionamento;
  6. Precificação e oportunidades de negócios;
  7. Desempenho dos colaboradores de diferentes áreas;
  8. Decisões sobre fusões e aquisições para atender outras demandas e entrar em outros mercados etc.

Em resumo, os dados permitem que as seguradoras estejam em constante inovação. É possível desenvolver estratégias que facilitem previsões assertivas, além de acompanhar a evolução do comportamento dos clientes. O objetivo é oferecer o melhor serviço e condição comercial.

Ser data-driven diz respeito a como lidar com os dados

De acordo com o Insurance Industry Outlooks, relatório da Deloitte, 70% das seguradoras indicaram aumentar investimentos para desenvolvimento de projetos de privacidade de dados para 2022.

Ou seja, a Transformação Digital só acontece quando os dados captados são qualificados e prontos para serem usados com algum objetivo em vista, seja para questionar uma iniciativa ou nutrir uma nova estratégia de mercado com base nessas informações. 

Mais do que a tecnologia como ferramenta para esse levantamento, esse tipo de mudança exige uma visão estratégica sobre o que fazer com essas informações. E isso inclui melhorar a experiência do cliente, parceiros e monitorar os concorrentes.

Entre em contato com a gente e vamos construir esse processo juntos!

Superar os desafios de implementar novas tecnologias e inovar nas seguradoras não é uma tarefa simples. Todavia, é mais que fundamental para que as empresas no Brasil consigam se tornar competitivas e estar de acordo com o mercado. 

Só não esqueça de fazer isso em parceria com os seus colaboradores, e, para isso, a comunicação é essencial. Inclusive, se quiser apoio em todas as etapas, podemos ajudar. Estamos há mais de 10 anos no mercado, ajudando negócios a consolidarem sua presença digital. Vamos conversar!