Mercado de seguros: como levar a análise de dados para além do monitoramento?

Não é novidade que trabalhar com dados tem se tornado cada vez mais relevante no mercado de seguros. Mas como essa aplicação funciona na prática e quais os principais desafios que as tecnologias proporcionam no setor? Leia mais!

Por Brivia
Publicado em 21/07/2022

Não é novidade que a tecnologia veio para atuar como grande aliada do setor de seguros. No entanto, quais são as aplicações práticas das tendências e inovações, principalmente relacionadas à análise de dados, no dia a dia das seguradoras?

Em primeiro lugar, é importante contextualizar o cenário. O mercado de seguros é considerado um dos pilares da economia do Brasil. Essa relevância faz com que muitas empresas da área de tecnologia olhem com mais frequência para os desafios de quem atua nesse segmento e planeje formas de impulsionar o seu desenvolvimento a partir de diferentes ferramentas. 

Como já dissemos aqui no blog, são muitos os benefícios da implementação de tecnologias no dia a dia das empresas. Ao longo deste conteúdo, vamos explicar um pouco mais dessa relação. Confira a seguir!

Big Data implementado à indústria de seguros

O conceito de Big Data é importante para as seguradoras, afinal ele traz a ideia de amplitude quanto à captação dessas informações ao longo da jornada do cliente. Nesse contexto, ele se torna extremamente estratégico para essas empresas. 

No entanto, coletar uma quantidade imensa de dados não é o suficiente. Para garantir a vantagem competitiva sobre os concorrentes e atender as necessidades do seu cliente de maneira assertiva é essencial saber o que fazer com essas informações. 

Como obter insights relevantes sobre diferentes questões e aplicá-las no dia a dia de uma seguradora? Segundo um relatório publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os seguros são baseados em estimativas da ocorrência de riscos. Logo, o acesso à inteligência de dados aumenta a capacidade de transformar toda a cadeia produtiva. 

Assim sendo, os gestores que atuam no mercado de seguros encontram na tecnologia e no uso dos dados o ponto de equilíbrio para atender a demanda do cliente da melhor maneira possível. 

O cruzamento, organização e estruturação dessas informações corporativas permite às seguradoras personalizarem seus produtos e serviços gradativamente, além de agilizar a resposta no atendimento ao segurado. 

Com base em diferentes fontes de informações, os sistemas podem determinar o valor mais atrativo para uma apólice, por exemplo, ou agilizar um atendimento ou ocorrência de forma rápida e assertiva. 

Veja quatro benefícios do uso estratégico dos dados por seguradoras:

Entender o comportamento de colaboradores e clientes, monitorar resultados, decifrar os melhores pontos para implementar melhorias e tomar melhores decisões. Dentro de alguns critérios em que a inteligência e o uso de dados faz toda diferença, existem benefícios importantes para as seguradoras. Nós separamos alguns deles a seguir. Acompanhe:

1. Integração de sistemas

O primeiro é a integração de produtos de acordo com o consumidor. Por exemplo, dentro de um sistema baseado em dados, os clientes conseguem visualizar seus diferentes tipos de seguro, como casa e automóvel, ao mesmo tempo. 

Dessa maneira, as empresas passam a reunir informações estratégicas que detalham cada vez mais os perfis de consumidor que fazem parte da base. 

2. Soluções personalizadas

Outro benefício é o desenvolvimento de soluções personalizadas. Ou seja, o sistema consegue oferecer os benefícios conforme a necessidade de cada cliente. Em resumo, o gestor de seguros tem a possibilidade de oferecer novos produtos ou agregar serviços, desde que façam sentido para o contratante. 

3. Prevenção virtual

Antecipar e prevenir sobre possíveis ameaças ao sistema também é um recurso que a tecnologia aplicada ao monitoramento e inteligência de dados oferece para as seguradoras. Ameaças e ataques virtuais tornam-se muito menos eficazes em sistemas modernos de estrutura de dados. Ou seja, muito mais segurança.

4. Satisfação do cliente

Uma boa estratégia de dados ajuda a entender o comportamento do consumidor, e isto impacta positivamente em ações de marketing e vendas. Com base nessas informações, as estratégias podem ser revisadas ou reestruturadas, pensando em melhorar a jornada do cliente.

Inteligência artificial e o mercado de seguros

Se é verdade que há alguns anos o mercado de seguros vem investindo cada vez mais na Transformação Digital, a pandemia mundial acelerou esse processo. 

Desde 2020, 42% das seguradoras passaram a criar plataformas de negócios digitais, parciais ou completas. Lado a lado, 38% estão incorporando tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas (IoT), Blockchain e Inteligência Artificial, de acordo com um estudo da NTT DATA. 

Um outro levantamento da Tata Consultancy mostrou que o segmento investe cerca de US$ 124 milhões em Inteligência Artificial. Isto é, cerca de US$ 54 milhões a mais do que a média das outras indústrias pesquisadas. 

A solução tem sido muito utilizada para identificar novos padrões de riscos, calcular prêmios mais ajustados a cada cliente e na automação de processos. A intenção é melhorar a qualidade da experiência dos usuários e eliminar ineficiências na interação por meio de robotização.

Para Alex Morán, sócio responsável pelos setores de Seguros e Saúde da Everis Brasil, aplicar essas tecnologias permite a incorporação de novos conhecimentos para tornar as tomadas de decisão mais assertivas dentro das seguradoras. Veja a entrevista completa.

Benefícios da Inteligência Artificial no mercado de seguros

Em um mercado extremamente competitivo, não basta captar uma quantidade imensa de informações sobre os seus processos, clientes e outras demandas do mercado. O diferencial está em como aproveitar essas informações de maneira estratégica. 

E, aí, o papel da Inteligência Artificial faz a diferença. Mas como ela pode beneficiar o dia a dia das seguradoras? Confira:

  • Automatização da aprendizagem repetitiva;
  • Inteligência de produtos;
  • Análise detalhada de dados;
  • Precisão inigualável;
  • Maximização de dados;
  • Relacionamento com os clientes.

Por isso, a tecnologia é uma vantagem competitiva para as empresas que atuam no mercado de seguros. Ela facilita a personalização de acordo com as preferências e demandas dos clientes, além de trazer mais efetividade e agilidade aos processos.

O que é Business Intelligence?

Quando falamos no mercado de seguros, o BI é uma ótima solução para analisar os indicadores de desempenho. Com ele, é possível fazer a gestão com informações estratégicas, permitindo a definição de metas e objetivos mais viáveis para a corretora. 

Antes de tudo, é necessário ter uma visão clara dos objetivos para que a sua análise seja bem executada. Trace as metas do negócio, seus pontos fortes e fracos e as necessidades. Depois de mapear tudo isso, colete os dados e faça uma análise estratégica dessas informações.

Lembre-se! Para criar uma estratégia bem-sucedida, é preciso ter atenção à qualidade das informações colhidas nos processos de BI. 

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Implementar soluções tecnológicas práticas nas seguradoras através de soluções como Big Data, Inteligência Artificial e Business Intelligence é importante para manter a competitividade no mercado de seguros. 

Por isso, quando os líderes decidem trazer a inovação para dentro de suas empresas, essas mudanças devem fazer parte da cultura. Com isso, tudo se torna muito mais ágil, integrado, inteligente e tecnológico, otimizando custos e promovendo melhores resultados. 

Agora que nós evidenciamos como utilizar a tecnologia na prática e mostramos para você um novo caminho para a Transformação Digital dentro da seguradora, o que você está esperando para levar essas soluções para o mercado de seguros? Compartilhe nas suas redes sociais!