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Vivo - Atendimento App Stores (Dados e BI)

A Vivo possui diversos aplicativos para atender seus clientes, e diariamente milhares de clientes utilizam a avaliação das stores desses aplicativos como canal de comunicação com a marca. Através desse canal, os usuários dos aplicativos expressam seu nível de satisfação, através de avaliações contendo textos onde são feitos elogios e críticas tanto ao aplicativo e seus serviços, quanto outros serviços prestados pela empresa.

Problema

Quanto mais rápido é feita a avaliação e o entendimento do que está sendo dito, antes a empresa consegue identificar problemas que podem impactar centenas de milhares de usuários. 

A interpretação e categorização humana é pouco escalável em um contexto onde horas entre o início e a identificação de um problema pode significar uma crise de grande impacto.

Solução

Implementar um fluxo de atendimento das app stores que atue na coleta de dados, armazenamento, tratamento e classificação dos dados, disposição em dashboards e análises.

Implementar uma IA que faça a classificação automática dos reviews near real time e que identifique cenários fora da normalidade e acione os responsáveis para o tratamento adequado.

O fluxo de atendimento tem como base 5 camadas distintas e uma equipe multidisciplinar envolvida.

1 - fontes de dados

Configuração da plataforma e estrutura de integração

2 - gestão ágil operacional

Processo de gerenciamento e performance

3 - saídas estratégicas

Delivery de insights e contribuição para o negócio

4 - processo de comunicação

Fluxo de inputs e canal de alinhamento

5 - segurança da informação

Camada tecnológica de seguridade

consolidação de dados

A consolidação de dados dá sustentação ao desenvolvimento da capacidade analítica e possibilita a integração, segurança e acervo de informação necessários para a operação.

Nessa consolidação é realizado o processo de Extração, Transformação e Carga (ETL), assim como agregação de metadados, anotações e controle de ETL para possibilitar rastreio da informação e processos de auditorias. 

Nessa etapa também pode ser realizado as regras de controle de histórico de dados através do uso de Slowly Changing Dimension.

BI e analytics

Dashboards mostram a situação dos aplicativos tanto em nível estratégico, tático e operacional.

Permitindo acompanhamento da  evolução das notas, quantidade de reviews e acompanhamento em detalhe do que está sendo falado pelos usuários, podendo chegar até o nível de review.

machine learning e inteligênica artificial

A partir da análise histórica dos reviews foi construída uma estrutura de classificação que facilita o processo de atendimento ao mesmo tempo que cria uma base anotada para processos de machine learning. Esses processos passam a sugestão dos rótulos a serem classificados para os novos reviews.

machine learning e inteligênica artificial

Os dados passam por várias etapas de pré-processamento para limpar e padronizar os dados,  a fim de obter os melhores resultados com o algoritmo de classificação, o algoritmo que tivemos melhor resultado para esse cenário foi o de Randon Forest, mas o processo foi realizado com vários algoritmos amplamente utilizados.

Os dados já categorizados historicamente são separados em duas bases, treino e teste. A partir do momento que o algoritmo de Machile Learning realiza o treino, ele está apto a fazer classificações, e a base de teste é então utilizada para identificar a assertividade do modelo.

Essa assertividade pode ser medida através de algumas métricas, as mais comumente utilizadas são: Precision, Recall e F1 Score. 

Precision é mede a quantidade de reviews classificados como elogio, quantos efetivamente eram da classe elogio.

O recall é a frequência em que o seu classificador encontra os exemplos de uma classe, ou seja, “quando realmente é elogio, o quão frequente você classifica como elogio?”

F1 Score é uma métrica que combina precision e recall de modo a trazer um número único que indique a qualidade geral do seu modelo.

Esses resultados permitem que a IA seja usada com segurança na categorização dos reviews, em casos de frases ambíguas ou com mais que uma classe o preditor retorna mais que uma classe e o percentual de confiança naquela classe, e direcionado a decisão humana de qual classe melhor representa aquele review de acordo com regras de negócio combinadas com o cliente.

Com os resultados obtidos na primeira versão, já foi possível realizar a classificação automatizada de cerca de 60% dos reviews diários recebidos pelos aplicativos.

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