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Setor Público
Banco do Brasil

Social Listening

O Banco do Brasil tinha o desafio de entender a percepção da marca, sua concorrência e seus territórios de atuação nos ambientes digitais.

Compreendendo a complexidade do Banco, o Brivia Group propôs um projeto 360º de monitoramento de canais digitais que identifica, acompanha e estuda comportamentos vindos das seguintes frentes:

E como fazemos isso?

Setup de monitoramento

- Estudo de identificação de canais e termos de interesse — onde e como a marca está sendo ou tem probabilidade de ser citada?

-  Configuração inicial e alimentação constante de configurações do painel de monitoramento — query (termos de busca), páginas e hashtags de interesse, serviços de interesse — mídias sociais, sites e blogs.

Coleta e tratamento de dados

- Coleta e armazenamento seguro de dados associados ao cliente e seus interesses, respeitando a privacidade de informações sensíveis dos usuários publicadores.

- Classificação de ocorrências coletadas — sentimentalização favorável, desfavorável e neutra, tagueamento de grupos de publicadores (incluindo stakeholders), classificação de assuntos de interesse, criticidade da menção e protagonismo da marca na citação.

- Quality Assurance das classificações.

Estudo de campo semântico

- Estudos léxicos ancorados no software R que permitem diferentes formas de análises estatísticas sobre corpus textuais.

Permite identificar especificidades de discursos de grupos específicos de indivíduos, termos mais mencionados e similaridade entre eles.

O campo semântico é fonte importante de dados de pesquisa para as redes sociais, onde discursos percorrem em velocidade ágil os comentários e postagens livres.

Metodologia de crise

- A metodologia de crise construída pelo Brivia Group permite compreender o impacto de eventos para a marca.

A partir do tempo de exposição, grau negatividade das menções e comparativos matemáticos com eventos anteriores, permite alertar quando um evento se aproxima de uma crise.

Teoria dos grafos + ARS

- A teoria permite a análise de influência e relação entre publicadores e/ou temas a partir da construção matemática de visualizações de grafos baseados na Análise de Redes Sociais (ARS), interpelação da Sociologia, Psicologia Social e Antropologia.

A união dessas metodologias permite identificar potenciais influenciadores e temas de interesse dos usuários, sejam eles favoráveis ou desfavoráveis, além de permitir identificar o papel da marca dentro dos discursos dos usuários — como quais são os interesses de quem conversa com a minha marca?

Como resultado, temos entregas valiosas.

REPUTAÇÃO

Mensuração do tamanho das conversas associadas à marca e identificação do crescimento e impacto de temas positivos e negativos dentro desse contexto; identificação de influenciadores potencializadores dos discursos em evidência; compreensão do comportamento do público nas redes; e radar de possíveis desdobramentos e novas repercussões que podem impactar na saúde do negócio.

IMPRENSA

Listagem de pautas de interesse em evidência na grande imprensa — setor e concorrência; filtragem e análise qualitativa das pautas associadas à marca abordada por portais de notícias; mensuração do impacto da repercussão de publicações dos principais links da imprensa nas redes sociais; e radar de possíveis desdobramentos.

CONCORRÊNCIA E OPORTUNIDADES

Mensuração da relevância dos principais concorrentes dentro dos debates online — redes sociais e imprensa; principais temáticas positivas e negativas associadas aos concorrentes; principais ações da concorrência e ações de marcas de modo geral dentro de territórios de interesse; identificação de produtos e serviços mais associados a reclamações, dúvidas, elogios e publicações de linguagem memética.

RELATÓRIOS DE CRISE

Relatórios estratégicos de acompanhamento de crise — nas etapas de surgimento, crescimento e desdobramentos — que auxiliam na tomada de decisão estratégica em curto prazo.

ALERTAS EM TEMPO REAL

Alertas de menções nas redes sociais e imprensa que podem afetar a imagem da marca de forma negativa ou podem ser oportunidades de interações positivas.

DASHBOARDS

Dashboards filtráveis e granulares de atualização constante que oferecem visualizações objetivas das principais métricas e classificações das ocorrências das diferentes frentes — volume de menções por dia e hora, sentimento, principais assuntos, termos mais utilizados, oportunidades classificadas, produtos mais mencionados, etc.

ESTUDOS DE TERRITÓRIOS DE INTERESSE

Estudos focados em territórios de interesse com o objetivo de compreender pautas em destaque, potenciais influenciadores e oportunidades de atuação — como criação de conteúdo.

MAPEAMENTO DE PERFIS FAKES

Mapeamento e derrubada de perfis falsos e tentativas de golpe que podem prejudicar a imagem da marca online.

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