A Sabemi, um grupo financeiro e de seguros com mais de 45 anos tem um desafio: tornar-se uma empresa digitalmente transformada a partir da centralidade no cliente. Eles se enxergavam distantes do seu cliente e com um mindset pouco digital.
Uma imersão profunda no negócio da Sabemi, workshop para transformação digital, diagnóstico e a construção de um roadmap executável de testes de hipóteses e ações para transformar a empresa em um negócio altamente eficiente e centralizado no cliente.
metodologia double diamond
Aplicamos a metodologia Double Diamond com o objetivo de passar por 4 etapas macro: Imersão, Diagnóstico, Ideação e Design & Deliver.
A metodologia nos permite, de maneira estruturada, percorrer um caminho de profunda imersão nas estruturas do negócio que dão solidez para a tomada de decisão de caminhos aderentes e viáveis para a transformação.
workshop com lideranças
Com o objetivo de difundir entre todo nível gerencial os conceitos da transformação digital, estruturamos um workshop que trabalhou duas frentes.
A primeira, trouxe um aprofundamento de mercado olhando para diferentes pilares que estruturam a maturidade digital de uma empresa: centralidade no cliente, cultura digital, digitalização, aprendizado orientado por dados, oferta responsiva e propósito e comunidade. A segunda, frente consiste em um exercício de percepção dessas lideranças em relação aos pilares explorados.
Como resultado, tivemos um statement da percepção das lideranças sobre a Sabemi transformada digitalmente, servindo como ponto de partida da estruturação das ações.
esquematização da sabemi transformada
Desenvolvemos uma visão lúdica e esquematizada para ilustrar como seria a operação do negócio com base nos pilares da maturidade digital da empresa.
Seguindo a metodologia double diamond, a entrega final envolveu um profundo diagnóstico, com apontamento dos pontos críticos para a transformação.
Também envolveu a criação de uma nova estrutura organizacional que atenda a centralidade no cliente e um roadmap de execução imediata de iniciativas que materializam o statement da transformação digital construído pela gerência.
A partir daí, começamos a tangibilizar a transformação digital construindo a Growth Sabemi Digital com 03 frentes: DIGITAL FACTORY, DATA FACTORY, COMUNICAÇÃO
DATA FACTORY
Construímos uma base lógica de dados para evoluir a partir de toda interação com o cliente.
Criamos um data lake para estruturação dos dados, gerando um dashboard que permite uma visão de ponta a ponta das interações do cliente com o negócio, de onde as hipóteses são levantadas.
DECISÕES COM BASE EM DADOS
Isso permitiu tomarmos decisões a partir de dados precisos, fornecermos uma maior visibilidade de diferentes clusters e trabalharmos de forma hiper-personalizada em campanhas e ofertas de produtos.
ECOSSISTEMA DE DADOS
Geração de insumos, clusterização e direcionamento dos melhores perfis e caminhos para as ações de mídias.
10 APIs alimentando a esteira de Dados
54 eventos agendados, proporcionando pontualidade e entrega de dados automatizada
+800 mil registros processados e analisados mensalmente
+6M de registros processados e analisados
DIGITAL FACTORY
Outra ação fundamental foi a otimização do app Sabemi Digital e a criação de uma landing page para avaliar o resultado de tornar a aquisição do crédito um processo simples, amigável e focado na experiência do cliente.
A partir desse novo canal de distribuição 100% digital, a estruturação de dados permitiu melhorias incrementais a partir de inputs dos próprios usuários, gerados no acompanhamento de leads de ponta a ponta.
NOVA EXPERIÊNCIA DE AUTOCONTRATAÇÃO
As atualizações abriram espaço para um novo canal de contratação que é disruptivo dentro do modelo de negócio da Sabemi, dando autonomia ao cliente final em uma opção de transação sem a presença de um intermediário, ou seja, uma operação de contratação 100% digital e autônoma.
Resultado das vendas por app: as vendas por canal de autocontratação já são 8 vezes maiores.
R$ 247.391 Propostas liberadas no mês de março
R$ 2,4 Milhões Propostas liberadas no mês de agosto 22
COMUNICAÇÃO
A transformação digital foi colocada à prova a partir de uma campanha de comunicação e performance.
A campanha tinha uma frente de mídia e réguas de CRM, ambas colocadas no ar junto com o app. Com isso, criou-se uma esteira de performance na lógica de test & learn, rodando de forma natural e otimizando o app e a LP. Posteriormente, as otimizações e aprendizados foram aplicadas também em outros canais.
CAMPANHA DE PERFORMANCE
A campanha de performance maximizou o fluxo no app, entregando mais valor e aumentando a receita.
A campanha teve a evolução acompanhada pelas frentes de data factory e digital factory, permitindo a evolução estratégica pautada por dados trazendo:
_maior visibilidades de diferentes clusters;
_hiper-personalização de campanhas e oferta de produtos;
_desenvolvimento e adaptação de ofertas para as necessidades do cliente;
_mídia de performance com criativos segmentados de acordo com as personas.
Resultado da campanha de performance:
+R$5M Propostas Liberadas(>Mar/22) ---------------------------- +750% Comparando Mar/2022 e 24/Ago/2022 (Ainda em aberto)
+280 Propostas/total ----------------------------------------------+380% Comparando Mar/2022 e 24/Ago/2022 (Ainda em aberto)
+R$ 16.000 Ticket Médio -------------------------------------------+160% Comparando Mar/2022 e 24/Ago/2022 (Ainda em aberto)
Resultado de aquisição (mídia e CRM):
+36 mil visitas na LP
+16 mil downloads no app
+4,6 mil simulações no app
EM AGOSTO CELEBRAMOS A MARCA HISTÓRICA DE FATURAMENTO 2,3 MM EM AUTO CONTRATAÇÃO
+ Custo por aquisição mais baixo do projeto: R$ 256,00 (Vs 532,00 Mai/22)
+ ROAS mais alto do projeto: R$ 62,00 (Vs 47,00 em Jul/22)
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