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25.3.2025 11:16

Customização em escala: o papel das DXPs na era da personalização

Saiba como as DXPs estão oferecendo experiências digitais únicas e adaptadas ao comportamento dos usuários em tempo real. Leia mais no blog da Brivia!

O que as DXPs precisam para adaptar o conteúdo em tempo real na era da personalização digital?

No mundo digital de hoje, os consumidores esperam experiências cada vez mais personalizadas e relevantes. A era do conteúdo genérico ficou para trás e está dando lugar à customização em escala, mas o que isso significa? É uma realidade em que as marcas entregam mensagens, produtos e serviços adaptados ao perfil e comportamento do usuário, em tempo real e em larga escala. Neste cenário, as Digital Experience Platforms (DXPs) fazem a diferença na entrega.

Para ter uma ideia, os dados da CX Trendes, da Zendesk, mostram que cerca de 62% dos líderes de CX sentem que estão atrasados em fornecer experiências mais instantâneas aos clientes. A tecnologia tem um papel fundamental na solução desse tipo de problema.

Aliadas a ferramentas como CDPs (Customer Data Platforms), Inteligência Artificial e automação de marketing, as plataformas DXPs permitem que empresas coletem e analisem dados em tempo real, ajustando o conteúdo apresentado a cada usuário de maneira dinâmica e personalizada. 

Diferente da personalização estática, que se baseia apenas em dados históricos, a abordagem dinâmica permite que a experiência seja moldada conforme o usuário interage com o conteúdo, tornando-a mais envolvente e eficiente para o usuário.

Como as DXPs viabilizam a personalização em larga escala?

Para garantir essa customização em massa, as DXPs centralizam diferentes fontes de dados, permitindo uma personalização integrada em vários canais. Enquanto isso, os CDPs reúnem informações detalhadas dos consumidores, ajudando na segmentação e criação de jornadas personalizadas. 

A IA e o Machine Learning são responsáveis por analisar padrões de comportamento e antecipar interesses, oferecendo sugestões precisas e dinâmicas. Outro dado do estudo CX Trends mostra que 80% dos clientes consideram a experiência de consumo tão importante quanto os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Por fim, a automação de marketing desempenha um papel fundamental, ajustando mensagens e campanhas conforme as interações dos consumidores. Neste momento, é importante considerar a realização de testes A/B para a otimização contínua, garantindo que o conteúdo seja refinado constantemente para aumentar a relevância e conversão.

Quais são os benefícios de uma experiência digital personalizada?

O impacto de uma experiência altamente personalizada é gigante. Segundo o “Estudo State of Customer Service and CX”, 81% dos clientes preferem empresas que oferecem uma experiência personalizada, e 70% dizem que uma experiência personalizada na qual o funcionário sabe quem ele é e seu histórico com a empresa (compras anteriores, padrões de compra, chamadas de suporte e muito mais) é importante.

Com o suporte de DXPs, as marcas conseguem aumentar significativamente o engajamento e a conversão, pois aumentam a interação com conteúdos que realmente fazem sentido para as pessoas. Além disso, a taxa de retenção tende a crescer, pois a personalização melhora a eficiência das estratégias de marketing.

Uma jornada digital fluida e satisfatória também fortalece o vínculo entre marca e consumidor, criando uma relação de confiança e lealdade. E, com a automação, tudo isso acontece de maneira escalável, reduzindo o trabalho manual e otimizando os recursos para que a equipe foque no que realmente importa: criar experiências memoráveis.

Quantas soluções DXP estão disponíveis no mercado?

A seguir, nós separamos algumas Plataformas de Experiência Digital (DXPs) que podem impulsionar sua jornada rumo à inovação. Confira!

  • Liferay DXP: flexível e omnichannel, ideal para integrar sistemas e oferecer jornadas fluidas.
  • Adobe Experience Manager (AEM): integrada às soluções Adobe, ótima opção para gerenciar conteúdo e automatizar o marketing.
  • Salesforce Experience Cloud: conecta experiências digitais ao CRM, proporcionando uma visão completa do cliente.
  • Drupal CMS: evoluiu para suportar experiências digitais avançadas com alto nível de personalização.
  • Oracle Customer Experience (CX): usa IA e dados para personalizar interações e automatizar marketing.

Outras soluções como Sitecore, Bloomreach e Kentico também se destacam. A escolha vai depender dos objetivos da empresa e da necessidade de integração, mas todas essas plataformas ajudam a transformar engajamento em conversão e fidelização do seu cliente.

O que fazer para preparar sua empresa para o futuro das DXPs?

Para implementar a customização em escala com sucesso, é essencial que as empresas coletem e utilizem dados de forma ética, garantindo transparência e segurança. Integrar diferentes tecnologias é outro passo fundamental para criar uma experiência digital coesa e eficiente.

Monitorar o comportamento do usuário em tempo real e realizar ajustes constantes na estratégia é o que garante que a personalização seja sempre relevante e impactante.

A personalização em escala já é uma realidade e está transformando como as marcas interagem com seu público. Empresas que adotam DXPs para oferecer experiências digitais mais intuitivas e envolventes se destacam em um mercado cada vez mais competitivo. 

O RioGaleão é um exemplo de como essa estratégia pode dar resultado. Uma das principais portas de entrada do Brasil, queria transformar a experiência dos passageiros e tornar sua operação mais eficiente. Com o apoio da Brivia, o aeroporto modernizou sua plataforma digital, conectando melhor seus serviços aos clientes. 

O projeto envolveu pesquisa com aeroportos internacionais, análise de canais digitais e workshops colaborativos. O resultado? Um portal inovador, com informações em tempo real e experiências personalizadas. Clique no link e confira o case completo no nosso site.

Se o seu modelo de negócio ainda não está investindo em personalização em tempo real, agora é a hora de dar esse passo e transformar a relação com seus clientes.

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